Foto: Pablo Iglesias
O médico radiologista Carlos Jesus Pereira Haygert é o novo titular da 6ª Delegacia Seccional do Conselho Regional de Medicina do Estado Rio Grande do Sul (Cremers) em Santa Maria e Coordenadoria da região central. A nomeação ocorreu no mês de outubro, mas a posse local foi realizada nesta terça-feira (5) na sede da Delegacia Seccional de Santa Maria.
Por esse motivo, o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, cumpriu agenda em Santa Maria e, em entrevista ao Diário, também destacou ações que o Conselho tem feito, como o combate à criação desenfreada de faculdades de Medicina e o exercício ilegal da profissão. Apontou, ainda, a importância do município, tanto na formação de novos médicos quanto no atendimento de pacientes da Região Central.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Santa Maria é vista como um polo regional tanto de atendimento, que compreende uma população de mais de 2 milhões de pessoas, o que corresponde a quase um terço da população gaúcha, quanto um polo de formação, com a tradicional UFSM e mais recentemente a Universidade Franciscana – destaca Trindade.
Critérios para abertura de cursos de medicina
Em relação à criação de novos cursos de Medicina, Trindade pontua que o Cremers tem buscado apoio do Ministério Público para barrar cursos não autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), para, com isso, incentivar a qualificação da formação dos estudantes de Medicina que, depois de formados, impactarão na qualidade do atendimento. Conforme o presidente, é preciso pensar, primeiro, em requisitos que precisam ser atendidos, antes de abrir novos cursos, pois é necessário que haja uma estrutura adequada para alunos e para receber os profissionais que irão oferecer essa formação.
– Nós não podemos banalizar a formação médica. Alunos têm buscado outros métodos de formação, como cursos à distância, e a partir disso, temos enxergado uma banalização e precarização da formação. Então, nós temos que ter estrutura para formar bons médicos, e essa estrutura inclui laboratórios, ambulatórios, postos de saúde e hospitais – explica o presidente do Cremers.
Quanto a isso, Trindade pontua ações efetivas do conselho no combate à criação desenfreada de cursos de Medicina, como a judicialização das universidades que buscam a criação dessas vagas sem os requisitos básicos e o estabelecimento de um dossiê do Cremers com critérios técnicos para abertura de novas vagas, quanto para a manutenção dos cursos já existentes.
Combate ao exercício ilegal da medicina
Uma outra preocupação do Cremers é em relação a pessoas que realizam procedimentos médicos sem ter formação alguma e, com isso, acabam agindo de má fé e enganando pessoas. Segundo Trindade, há uma motivação comercial em torno disso em áreas como a cirurgia plástica, dermatologia e parto domiciliar.
– Nós temos visto um aumento expressivo, no Rio Grande do Sul, daquilo do que chamamos de complicações bizarras em decorrência desse profissional ignorar conhecimentos básicos de anatomia, farmacologia e fisiologia e, com isso, acaba gerando sequelas ou lesões graves ou até mesmo a morte de pessoas. Para isso, temos acionado a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual para que investiguem – pontua
Sobre isso, o presidente orienta que as pessoas procurem a Polícia Civil ou denunciem no site do Cremers.