Conheça como funciona o centro de distribuição de doações em Santa Maria que atende mais de 50 municípios

Conheça como funciona o centro de distribuição de doações em Santa Maria que atende mais de 50 municípios

Foto: Beto Albert (Diário)

No total, 120 profissionais atuam na triagem e destinação das doações

A união de esforços entre a Defesa Civil do Estado e as Forças Armadas tornou Santa Maria uma referência no recebimento e na destinação de doações às pessoas atingidas pelas chuvas em toda a Região Central. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A instalação de um centro de distribuição de seis mil metros quadrados – com capacidade de processar em média 60 toneladas de doações por dia – abastece 53 municípios da região. O pavilhão foi emprestado ao Estado por uma empresa privada e está localizado na RSC-287, na Faixa Nova de Camobi.

Entre os donativos estão alimentos não perecíveis, água, roupas, cobertores, materiais de limpeza, kit de higiene pessoal, remédios e ração animal. 

– Nós recebemos doações de todo o Brasil que chegam por terra e por ar. Por ar, elas entram pela Base Aérea de Santa Maria (Basm) e pelo aeroporto civil, e por terra, temos um fluxo diário de chegada de caminhões e carretas – afirma o coordenador regional da Defesa Civil, coronel Jacob Aristeu Pinton.

O centro começou a funcionar no dia 8 de maio e deve seguir ativo enquanto os municípios necessitarem de ajuda.  

Foto: Beto Albert (Diário)

Recebe, organiza e destina

As doações são recebidas por equipes do Exército Brasileiro e da Força Aérea que realizam a triagem e registro dos materiais, bem como o transporte e a distribuição da carga. O centro ainda conta com profissionais da área da saúde que são responsáveis pela separação de medicamentos. 

No total, 120 pessoas fazem parte da operação logística. O local funciona 24 horas por dia e conta com segurança reforçada por meio de videomonitoramento.

Foto: Beto Albert (Diário)

Doações em grande escala

O objetivo do centro de distribuição estadual é trabalhar com grande quantidade de mantimentos, por isso, as doações em menor escala são recebidas em espaços organizados pelos próprios municípios, como é o caso do Centro Desportivo Municipal (CDM), em Santa Maria. O local tem o apoio de voluntários para organizar e dar vazão aos itens que chegam.

– Adotamos um modelo de institucionalizar e centralizar a parte logística dentro do controle da Defesa Civil com o apoio de instituições. Diferente dos centros de distribuições municipais, aqui a gente faz o armazenamento de grandes quantidades de material porque manejamos carregamentos acima de uma tonelada – explica o comandante do 29° Batalhão de Infantaria Blindado do Exército Brasileiro, coronel Rafael de Uzêda Almeida Pinto.

Foto: Beto Albert (Diário)

Demandas dos municípios

Para que os donativos necessários cheguem aos municípios com agilidade, o centro de distribuição conta com uma central de atendimento. Diariamente, um agente da Defesa Civil realiza contatos com cada uma das prefeituras que integram a região com o objetivo de identificar as necessidades da comunidade. A partir disso, a carga é preparada e distribuída. 

Em regiões isoladas, os materiais são entregues diretamente à população que precisa por meio de aeronaves. Na última semana, o Diário acompanhou uma missão do Esquadrão Pantera da Base Aérea Santa Maria (Basm) que distribuiu água e cestas básicas em Faxinal do Soturno e no interior de Agudo

O centro também é responsável por fornecer insumos aos abrigos que recebem pessoas atingidas pelas chuvas. Conforme a Defesa Civil, 19 cidades da região ainda contam com esses espaços.

Reforço na saúde

A instalação do centro em Santa Maria também é importante para o abastecimento de medicamentos às cidades da região durante a crise climática. No local, servidores da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde realizam a triagem dos itens recebidos por meio de doações de pessoas físicas e grandes empresas do ramo farmacológico. Os produtos são organizados em lotes e distribuídos a hospitais dos municípios.

Foto: Luis Gustavo Santos

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sexta começa com chuva em Santa Maria e temperaturas baixas; mínima pode chegar a 3°C no domingo Anterior

Sexta começa com chuva em Santa Maria e temperaturas baixas; mínima pode chegar a 3°C no domingo

BC libera 4 mil unidades de moeda de 200 anos da Constituição de 1824 Próximo

BC libera 4 mil unidades de moeda de 200 anos da Constituição de 1824

Geral