Publicitária santa-mariense cria desafio para alavancar marcas gaúchas afetadas pelas enchentes

Publicitária santa-mariense cria desafio para alavancar marcas gaúchas afetadas pelas enchentes

Foto: Beto Albert

Por meio de um desafio no Instagram, a publicitária Débora Lemos, 26 anos, incentivou os seguidores a produzirem fotografias que mostrassem produtos de marcas gaúchas. A ideia surgiu como uma forma de ajudar essas empresas, que foram impactadas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.

​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O desafio

Chamado de #1produto3producoes, o desafio foi criado originalmente por Débora em 2020, quando a publicitária começou a se aprofundar em fotografia de produtos. Ela conta que a ideia surgiu após questionar os seus seguidores sobre como deveria retratar alguns morangos que havia ganhado da mãe.

– Eu fiz uma enquete nas redes sociais e perguntei aos meus seguidores se preferiam fotos em um estilo mais claro, algo mais voltado para o escuro, ou uma produção mais colorida. Conforme eles foram votando, eu decidi que faria o mesmo produto de três formas diferentes para exercitar a minha criatividade, e o pessoal gostou – contou Débora.

Na primeira edição, ela trouxe como tema “temperos”. Desde então, outras nove edições foram realizadas com temáticas como “sorvetes”, “brigadeiro” e “bebidas”.

– Fez o meu público crescer. Eu me puxava para fazer algo muito criativo, e as fotos que eu mais gosto da minha carreira vieram do desafio. É algo bem significativo para mim – comenta a publicitária.

Marcas gaúchas

A 10ª edição do desafio traz como objetivo fotografar marcas gaúchas. A ideia surgiu após o período das enchentes no Estado. E essa foi a forma que Débora encontrou de ajudar por meio do trabalho. Nas primeiras semanas, ela utilizou as redes sociais para divulgar formas de ajuda, mas percebeu com o passar dos dias que poderia fazer mais pela situação.

– Foi a ideia que eu encontrei para ajudar dentro do meu nicho. As pessoas estavam voltando para os seus trabalhos e eu não conseguia seguir isso. Eu não achava um bom momento para postar uma foto e mostrar os bastidores dela, com tudo que estava acontecendo. Aí veio a ideia de mobilizar outros fotógrafos e artistas do Brasil para utilizarmos o que temos de melhor, que é o nosso trabalho, para ajudar de alguma forma – comenta a publicitária.

Débora Lemos fotografa marca gaúcha sugerida pela equipe do Diário de Santa MariaFoto: Beto Albert

Além da importância para a comunidade gaúcha, a temática proposta marcou o retorno do desafio, que ficou dois anos sem ser realizado. Desta vez, Débora escolheu fotografar uma marca de granola, uma de produtos sustentáveis e uma de sapatos. Enquanto isso, os participantes já retrataram marcas de chocolate, macarrão, doces em conserva, sucos, doce de leite, entre outras.

É importante ressaltar que, desta vez, a proposta não é restrita a fotógrafos e conta com a participação de artistas, que produziram ilustrações e vídeos voltados para a temática. Para participar, basta publicar a sua foto ou vídeo que envolva uma marca gaúcha, no Instagram, e utilizar a #1produto3producoes.


Uma vida de amor às lentes

Débora Lemos é apaixonada por fotografia desde criança e conta que essa relação teve início quando juntava o dinheiro do lanche para comprar câmeras. No começo de sua trajetória, ela costumava tirar fotos de paisagem e, aos poucos, foi migrando para a área de ensaios fotográficos e eventos.

Foto: Beto Albert

Durante a graduação, uniu o gosto por tirar fotos com a publicidade e chegou a trabalhar em algumas agências, na parte de direção de arte. No entanto, foi durante a pandemia que aprofundou seus estudos sobre fotografia de gastronomia e de produtos.

Nos últimos anos, Débora se destacou por realizar produções para grandes marcas nacionais e internacionais. Em 2023, a fotógrafa publicitária participou de uma campanha publicitária do filme “Barbie”, em parceria com o Burger King. Dentre algumas marcas que a jovem de 26 anos fotografou, estão Lacta, Fini, Nivea e Nestlé.

– É surreal, nem nos meus maiores sonhos eu imaginava ser reconhecida por grandes marcas nacionais e internacionais. Dentro da minha casa, eu consegui chegar a lugares que eu nunca imaginei chegar – conta Débora, que realiza a maioria das produções em seu estúdio, dentro de seu apartamento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Enchentes e desconforto térmico no outono prejudicam produção leiteira no Estado Anterior

Enchentes e desconforto térmico no outono prejudicam produção leiteira no Estado

Mutirão de retirada de fios em desuso ocorre ao longo da Rua Riachuelo nesta terça Próximo

Mutirão de retirada de fios em desuso ocorre ao longo da Rua Riachuelo nesta terça

Geral