Foto: Beto Albert
Por meio de um desafio no Instagram, a publicitária Débora Lemos, 26 anos, incentivou os seguidores a produzirem fotografias que mostrassem produtos de marcas gaúchas. A ideia surgiu como uma forma de ajudar essas empresas, que foram impactadas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O desafio
Chamado de #1produto3producoes, o desafio foi criado originalmente por Débora em 2020, quando a publicitária começou a se aprofundar em fotografia de produtos. Ela conta que a ideia surgiu após questionar os seus seguidores sobre como deveria retratar alguns morangos que havia ganhado da mãe.
– Eu fiz uma enquete nas redes sociais e perguntei aos meus seguidores se preferiam fotos em um estilo mais claro, algo mais voltado para o escuro, ou uma produção mais colorida. Conforme eles foram votando, eu decidi que faria o mesmo produto de três formas diferentes para exercitar a minha criatividade, e o pessoal gostou – contou Débora.
Na primeira edição, ela trouxe como tema “temperos”. Desde então, outras nove edições foram realizadas com temáticas como “sorvetes”, “brigadeiro” e “bebidas”.
– Fez o meu público crescer. Eu me puxava para fazer algo muito criativo, e as fotos que eu mais gosto da minha carreira vieram do desafio. É algo bem significativo para mim – comenta a publicitária.
Marcas gaúchas
A 10ª edição do desafio traz como objetivo fotografar marcas gaúchas. A ideia surgiu após o período das enchentes no Estado. E essa foi a forma que Débora encontrou de ajudar por meio do trabalho. Nas primeiras semanas, ela utilizou as redes sociais para divulgar formas de ajuda, mas percebeu com o passar dos dias que poderia fazer mais pela situação.
– Foi a ideia que eu encontrei para ajudar dentro do meu nicho. As pessoas estavam voltando para os seus trabalhos e eu não conseguia seguir isso. Eu não achava um bom momento para postar uma foto e mostrar os bastidores dela, com tudo que estava acontecendo. Aí veio a ideia de mobilizar outros fotógrafos e artistas do Brasil para utilizarmos o que temos de melhor, que é o nosso trabalho, para ajudar de alguma forma – comenta a publicitária.
Além da importância para a comunidade gaúcha, a temática proposta marcou o retorno do desafio, que ficou dois anos sem ser realizado. Desta vez, Débora escolheu fotografar uma marca de granola, uma de produtos sustentáveis e uma de sapatos. Enquanto isso, os participantes já retrataram marcas de chocolate, macarrão, doces em conserva, sucos, doce de leite, entre outras.
É importante ressaltar que, desta vez, a proposta não é restrita a fotógrafos e conta com a participação de artistas, que produziram ilustrações e vídeos voltados para a temática. Para participar, basta publicar a sua foto ou vídeo que envolva uma marca gaúcha, no Instagram, e utilizar a #1produto3producoes.
Uma vida de amor às lentes
Débora Lemos é apaixonada por fotografia desde criança e conta que essa relação teve início quando juntava o dinheiro do lanche para comprar câmeras. No começo de sua trajetória, ela costumava tirar fotos de paisagem e, aos poucos, foi migrando para a área de ensaios fotográficos e eventos.
Durante a graduação, uniu o gosto por tirar fotos com a publicidade e chegou a trabalhar em algumas agências, na parte de direção de arte. No entanto, foi durante a pandemia que aprofundou seus estudos sobre fotografia de gastronomia e de produtos.
Nos últimos anos, Débora se destacou por realizar produções para grandes marcas nacionais e internacionais. Em 2023, a fotógrafa publicitária participou de uma campanha publicitária do filme “Barbie”, em parceria com o Burger King. Dentre algumas marcas que a jovem de 26 anos fotografou, estão Lacta, Fini, Nivea e Nestlé.
– É surreal, nem nos meus maiores sonhos eu imaginava ser reconhecida por grandes marcas nacionais e internacionais. Dentro da minha casa, eu consegui chegar a lugares que eu nunca imaginei chegar – conta Débora, que realiza a maioria das produções em seu estúdio, dentro de seu apartamento.