saúde

Com aumento de diagnósticos da Covid, todas as regiões recebem aviso do governo estadual

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A alta de casos da Covid-19 fez o governo estadual emitir avisos para todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul. Na região de Santa Maria, o aumento de casos em relação à semana anterior é de 143,5%. A variação, a nível estadual, é de 128,2%.

Balneário de Silveira Martins é interditado até sair resultado de laudo sanitário

Antes do encerramento de 2021, o Estado havia completado um mês sem emissão de Avisos ou Alertas, conforme o modelo 3 As de monitoramento (veja abaixo) da pandemia. O Gabinete de Crise, em reunião nesta terça-feira, reiterou que países têm registrado recordes de novas contaminações de Covid-19, e incidência maior de casos de toda a pandemia. A preocupação também é relacionada ao período de veraneio e férias de grande parte da população, com aumento da circulação de pessoas no Rio Grande do Sul e fora do Estado e do país. 

O SISTEMA 3 As

  • Primeiro A = Aviso: A região não se enquadra em um caso mais grave mas precisa intensificar os cuidados para não evoluir para uma condição pior
  • 2 As = Aviso e Alerta: Alerta é quando o número de hospitalizações e/ou média de casos ou mortes é preocupante e acima da média estadual. Neste caso, os municípios recebem um parecer de dados e números sobre a situação da região. Neste cenário, os prefeitos e região precisam agir
  • 3 As = Aviso, Alerta e Ação: Ação significa que os decretos devem entrar em vigor em até 48h após o alerta para conter o avanço da Covid-19 na região. O Estado também pode aplicar regras mais rígidas se achar necessário

NA REGIÃO
Santa Maria apresenta, além do aumento de casos, crescimento nas internações por Covid-19. Em uma semana, esse indicador teve crescimento foi de 133,3%, conforme o boletim de monitoramento do Estado. Ainda assim, as hospitalizações se mantêm reduzidas em relação aos patamares mais críticos da pandemia, entre março e abril de 2021. O painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontava 18 pacientes confirmados ou com suspeita para Covid na região nesta terça-fera.

No caso do Rio Grande do Sul, dados da SES apontam para um aumento de casos confirmados, tendo saltado de uma média diária de 5,7 a cada 1 milhão de habitantes, em 26 de dezembro de 2021, para 75,9 em 3 de janeiro de 2022. Esse aumento pode ser explicado, em parte, devido a atrasos de registro no sistema gerados pelos feriados de Natal e Ano-Novo, mas o aumento dos números é consequência também do aumento da transmissão.

VARIANTE ÔMICRON
O governador Eduardo Leite reiterou que a variante Ômicron tem se mostrado menos letal, mas de alta transmissibilidade. Segundo Leite, isso não impede que haja demanda pelo sistema de saúde, o que deve ser observado em alerta.

- Isso, por consequência, em âmbito regional, pode aumentar o fluxo de pacientes que precisam de cuidados na rede de atenção primária, como as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Pronto Atendimento de algumas regiões do Estado, bem como em leitos convencionais e de UTI - justificou o governador.

Santa Maria tem 19 casos suspeitos da Ômicron. Todos seguem em monitoramento e com quadros estáveis.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: 2,1 mil famílias em 15 cidades já recebem entrega de água em caminhão-pipa na Região Central Anterior

VÍDEO: 2,1 mil famílias em 15 cidades já recebem entrega de água em caminhão-pipa na Região Central

Próximo

Balneário de Silveira Martins é interditado até resultado de laudo sanitário

Geral