Cerca de 12 mil pessoas passaram pela Gare no primeiro dia da Calourada de Inverno

Cerca de 12 mil pessoas passaram pela Gare no primeiro dia da Calourada de Inverno

Fotos: Bianca Guimarães (Diário)

Pessoal curtindo o início da banda Chimarruts

Mesmo o frio da noite desta segunda-feira (07) não impediu os “bixos” de irem curtir a segunda edição da Calourada na Gare da Viação Férrea. Os calouros aproveitaram a seleção de músicas das atrações artísticas desta primeira noite, que foram desde o funk ao forró. Segundo a Brigada Militar, cerca de 12 mil pessoas estavam presentes na Calourada.

Entre os dias 7 a 10, na Gare, a segunda edição do evento vai reunir artistas locais e nacionais para embalar as noites dos mais novos calouros de Ensino Superior da cidade. A Calourada de Inverno, é uma aposta da prefeitura que organiza as dinâmicas de chegada e saída, apresentações culturais e em um local novo, já que nos anos anteriores a festa ocorria na Praça Saturnino de Brito, conhecida como “Praça do Brahma”.A primeira edição da Calourada, em novo formato e local, ocorreu no início deste ano e contou com a presença de um público de cerca de 60 mil pessoas.  

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Para o vice-prefeito, Rodrigo Decimo (União Brasil), nessa segunda edição, com o público aderindo cada vez mais, a Gare consolida-se como o local da Calourada. 

– Sempre falamos que a segurança é nosso grande objetivo da grande festa da juventude de Santa Maria. Além disso, as atrações musicais estão cumprindo seu papel e é isso que queremos um ambiente seguro, que as pessoas venham para cá. E, outros eventos também estão sendo feitos aqui: o Arraiá Solidário, o Viva Santa Maria e a Marcha Para Jesus. Esse espaço é bem apropriado para isso – reforça o vice-prefeito. 

Inclusão, diversidade e curtição

Quem abriu a primeira noite da festa foi o DJ Capsm, nome artístico do produtor musical santa-mariense Vítor Vianna Caprioli. O músico subiu ao palco às 17h e conta que precisou adaptar seu estilo musical ao público da Calourada, que é bem diverso. Ele traz como lema nas apresentações a acessibilidade e a bandeira do não capacitismo. 

– Quero passar acessibilidade a todos. Eu sou deifciente visual e se eu posso no meu set (de música) passar essa mensagem para o público, conta muito para mim. Procurei dar um destaque para minha música, “You and me”, que foi lançada pela Controversia, gravadora do Dj Alok. Infelizmente, não consegui tocar todas, mas abrir o evento foi uma experiência incrível. 

O segundo artista a subir ao palco foi o DJ PC, enquanto isso, o pessoal começava a chegar para curtir a noite. Como a “bixo” de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Helena Loreto Schardong, 18 anos.  Ela era uma das poucas calouras que veio direto do famoso “trote dos bixos” para a Calourada. A plaquinha escrita “bixo da cerveja”, foi uma homenagem carinhosa dos veteranos, porque a pedritense adora mandar “figurinha” no WhatsApp da bebida. 

A colega de curso de Helena, Jhenifer Silva Aires, 19 anos, que é de São Sepé, também participou do trote e as duas chamavam a atenção por estarem pintadas de tinta azul até nos cabelos. Mas, apesar de ser um trote tradicional, com direito até a casca de ovo, tudo ocorreu de forma pacífica. A plaquinha de Jhenifer é uma homenagem à música “Jenifer”, do cantor Gabriel Diniz, que tem o famoso trecho: “o nome dela é Jennifer. Eu encontrei ela no Tinder”. 

– Sofremos juntas, nossos veteranos fizeram isso. Apesar da sujeira, estou achando muito legal, o pessoal nos acolheu muito. Bem divertido está sendo. Vou ficar até o final da noite, porque eu sou inimiga do fim – comenta Jhenifer. 


A "bixo" de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Helena Loreto Schardong, 18 anos (à esq); e a colega Jhenifer Silva Aires, 19 anos

Muito forró, xote e reggae no final 

Às 19h subiu ao palco a banda local Milho Verde, que trouxe o público mais pertinho do palco. O pessoal cantou e dançou com a proposta do grupo de cantar um forrózinho para esquentar a noite desta segunda-feira. 

– Estamos muito felizes com o convite. A Calourada está se firmando e dessa vez composta, majoritariamente, por artistas santa-marienses, o que é muito legal, porque a cidade tem um capital humano enorme. Nós, do Milho Verde, vamos trazer um baile brasileiro, para quem gosta de dançar, para o pessoal se esquentar, no chamego – relata o integrante da banda Yuri ML (voz e violão). 

A Banda Milho Verde no palco da Calourada

A banda Milho Verde, no final de 2022, tocou com o grupo Falamansa, no Parque Oásis. Dessa vez, o grupo, que tem mais de um ano de existência, conseguiu encontrar-se com a banda Chimarruts (atração principal da Calourada), nos ensaios para passar o som, e Yuri conta que as experiências estão sendo incríveis. Embalados por vários sons famosos brasileiros, como “Esperando na Janela”, Gilberto Gil; “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga; e, “Deus me proteja”, de Chico César, a Milho Verde conseguiu fazer o pessoal espantar o frio. 

– Apesar de a banda ter um ano, nós (integrantes) já participamos da cena musical faz tempo. Decidimos nos reunir, porque sentíamos falta de um bailinho, de um arrasta-pé – explica Yuri.

Após a fala oficial do prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB) e do vice-prefeito, Rodrigo Decimo (União Brasil), a atração principal Chimarruts subiu ao palco, às 21h30. O público que estava perto dos empreendimentos de venda de bebidas começou a chegar na área coberta, junto ao palco, para escutar todas as músicas da banda nacional. 

A “Chima”, como é conhecida, ganhou o sorteio, por voto popular, realizado pela prefeitura. O integrante Nê Kisiolar conversou com a reportagem e contou que a escolha do grupo por votação tornou tudo ainda mais incrível: 

– Temos boas lembranças de Santa Maria. Adoramos retornar. A Chima tem esse clima de festa, de agregar e a Calourada tem tudo isso. O lugar tá muito legal, queremos agradecer a todo mundo que votou em nós e estamos felizes em representar o reggae gaúcho –  afirma Nê (voz e saxofone). 

O Chimarruts trouxe desde os singles mais recentes aos clássicos. O mais novo da banda “Bom Dia”, já foi uma das primeiras músicas tocadas pelo grupo. O Chimarruts fechou a primeira noite de Calourada, com direito até uma palinha da música “Analua”, do cantor Armandinho. 

Chimarruts embalando o público

Em torno das 22h, a fila para entrar na Gare já tinha passado a rua Manoel Ribas e estava perto da Coronel Ernesto Beck, causando um congestionamento na parte da segurança que estava verificando a entrada do pessoal. 

Atrações musicais

Um palco para shows vai receber 22 artistas, entre bandas e DJs. Todas as noites tem programação musical.​

Terça-feira

  • Arturzinho
  • Banda Tudo Di Bom
  • Laura Maciel
  • DJ Zipo
  • DJ Calegari
  • Palma DJ

Quarta-feira

  • Yasmine Mendes
  • O Jeito Delas
  • Paola Matos
  • Desafio das baterias da LISM
  • DJ Grillo Beatz
  • DJ Smith

Quinta-feira

  • Cheeba Cheeba
  • Grupo Conversa
  • DJ RNDMIZE
  • DJ Zirta
  • DJ Rack Som Show

​Transporte

Linha UFSM – Gare

  • Horário – das 18h às 22h
  • Frequência – a cada 20min
  • Ponto de partida – terminal da UFSM
  • Itinerário – paradas somente no Hospital Universitário de Santa Maria e no último ponto de ônibus antes da rotatória da Avenida Roraima com a RSC-287. Depois, vai direto à Gare via Faixa Nova
  • Observações – o ônibus poderá antecipar a partida caso atinja a lotação máxima. Das 18h às 22h, todos os ônibus da linha Universidade - Vale Machado também farão o desembarque próximo à Gare

Linha Gare – UFSM

  • Horário – 23h30min até 1h30min
  • Frequência – a cada 20min
  • Ponto de partida – Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Centro-Bairro
  • Itinerário – Rio Branco, Acampamento, Medianeira, Dores, Faixa Velha e Avenida Roraima
  • Observações – o ônibus poderá antecipar a partida caso atinja a lotação máxima

Linha Circular – Tancredo Neves

  • Horário – 23h30min até 1h30min
  • Frequência – a cada 20min
  • Ponto de partida – Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Centro-Bairro
  • Itinerário – Rio Branco, Andradas, Duque de Caxias, Presidente Vargas, Walter Jobim e BR-287
  • Observações – o ônibus poderá antecipar a partida caso atinja a lotação máxima

Embarque, desembarque e bloqueios

A área destinada ao embarque e desembarque de passageiros será na Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas. O espaço estará sinalizado e a movimentação será monitorada pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana. Entre 17h e meia-noite, estão programados bloqueios em determinados pontos:

  • Acesso de veículos à Gare, pela Avenida Rio Branco
  • Rua Manoel Ribas, entre a Rua Dr. Wauthier e Avenida Rio Branco (bloqueio total)
  • Rua Dr. Wauthier, entre a Rua Manoel Ribas e a Rua Ernesto Beck (bloqueio parcial)

O estacionamento e a movimentação de veículos serão destionados pela própria Guarda Municipal. O ponto de táxi ficará na Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Bairro-Centro. As corridas terão valores diferenciados para o Centro e os bairros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Paralisação parcial de professores atinge pelo menos 19 escolas e outras 5 notícias Anterior

Paralisação parcial de professores atinge pelo menos 19 escolas e outras 5 notícias

Chuva e frio marcam o início da semana em Santa Maria e região; confira a previsão para a semana Próximo

Chuva e frio marcam o início da semana em Santa Maria e região; confira a previsão para a semana

Geral