Música, bate-papo, integração e chuva: como foi o retorno das aulas do segundo semestre da UFSM

Música, bate-papo, integração e chuva: como foi o retorno das aulas do segundo semestre da UFSM

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O segundo semestre da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já começou e, enquanto alguns estudantes estão retornando à rotina acadêmica, outros estão conhecendo pela primeira vez o campus da instituição, os colegas e os professores. No total, 27 mil alunos iniciam mais um período de aulas nos quatro campi (Santa Maria, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen). Destes, 1,5 mil são calouros, que entraram na UFSM pelo Vestibular ou por meio da nota do Enem, via Sisu. Para recepcionar a comunidade universitária, uma programação com música e bate-papo ocorreu na manhã desta segunda-feira (7), no Centro de Convenções.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na oportunidade, a Orquestra de Cordas da UFSM apresentou um concerto de Beethoven. O reitor, Luciano Schuch, a vice-reitora, Martha Adaime, e o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Luiz Boneti, deram as boas-vindas aos presentes. Na sequência, um bate-papo com três egressos da instituição foi realizado. A programação de recepção aos calouros deve seguir pelo restante da semana nas unidades de ensino.

Recepção aos estudantes ocorreu no Centro de ConvençõesFoto: Nathália Schneider (Diário)

– Hoje é um dia de festa para nós, não somente pela chegada dos calouros, mas também pelo retorno de todos os nossos estudantes que estavam de férias. Para os calouros é um momento de alegria porque vão conhecer nossa universidade e participar da recepção institucional. Cada unidade de ensino tem uma programação específica, mostrando desde a biblioteca, os laboratórios até toda a estrutura de apoio. Não podemos esquecer que no final do dia, a cidade também vai receber os calouros na Gare com a Calourada – relata o reitor, Luciano Schuch.

Primeiro dia de aula teve muita chuva no campus de CamobiFoto: Nathália Schneider (Diário)

O início das aulas do segundo semestre também é marcado pelo retorno do vestibular na instituição. Dentre os 1,5 mil calouros, 30% conseguiu uma vaga na UFSM pelo vestibular e o restante, 70%, entrou na instituição pela nota do Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Orquestra de cordas da UFSM apresentou concerto nesta segundaFoto: Nathália Schneider (Diário)

Mesmo com chuva, calouros participaram dos tradicionais trotes

A chuva não atrapalhou a integração e as brincadeiras que acontecem no primeiro dia de aula. Na manhã desta segunda-feira (7), foi a vez dos bixos do curso de Agronomia passarem pelo trote organizado pelos veteranos. Muitos vieram de longe para estudar na UFSM. Esse é o caso de Mauro Maciel de Moraes, 18 anos, que é do Tocantins.

– Eu sabia que Ciências Rurais era muito forte aqui e quando vi que a UFSM estava com vaga para Agronomia não pensei duas vezes em tentar o Sisu. Não conhecia a cidade, nem o frio daqui. Lá no Tocantins faz muito calor, mas as novidades assim sempre são boas – conta Mauro.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A estudante Eduarda Garlet Ceretta, 18 anos, que também é do Tocantins e passou em Agronomia na UFSM, está animada com o início da nova rotina na universidade:

– Eu sempre quis fazer Agronomia, passei em Tocantins também, mas como minha família é daqui quis ficar perto deles. Meu irmão se formou em Agronomia, na UFSM também, então, ele me incentivou bastante para eu cursar aqui. Está sendo um processo bem legal, é diferente porque muda a nossa vida, mas é muito bom. Pretendemos ir para a Calourada, está todo mundo bem ansioso para conhecer os veteranos e dialogar – comenta Eduarda.

Mauro e Eduarda, calouros do curso de AgronomiaFoto: Nathália Schneider (Diário)

Calourada de inverno na Gare

Entre os dias 7 e 10 agosto, ocorre a segunda edição da Calourada, a famosa festa de recepção dos "bixos" das universidades de Santa Maria. Para os quatro dias de evento na Gare da Viação Férrea, está prevista uma programação com shows, além de uma infraestrutura com espaço aberto e coberto, e venda de alimentos e bebidas. O monitoramento por câmeras e o efetivo de policiais também serão reforçados. Todos os dias, a festa começa às 17h e segue até meia-noite. Os serviços de alimentação e bebidas permanecem abertos até às 1h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria terá o 1º Acampamento Farroupilha durante setembro Anterior

Santa Maria terá o 1º Acampamento Farroupilha durante setembro

Novas residências do Minha Casa, Minha Vida, duplicações e projetos: ministro conclui visita a Santa Maria Próximo

Novas residências do Minha Casa, Minha Vida, duplicações e projetos: ministro conclui visita a Santa Maria

Geral