Foto: Beto Albert (Diário)
Na localidade de Três Barras, distrito de Arroio Grande, um deslizamento de terra, ainda no final de abril e início de maio, levou a estrada que é o único acesso de moradores. Desde então, chegar à região somente a pé. Segundo eles, a prefeitura foi até o local e iniciou um trabalho de reconstrução. No entanto, após visita técnica de especialistas, não houve mais intervenções. Em resposta, a prefeitura de Santa Maria explicou que a interrupção dos serviços se deu por conta do laudo de risco geológico.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
– Ficaram trabalhando aqui durante dois dias com duas máquinas, e em seguida, o trabalho foi interrompido. Estamos ilhados e só conseguimos sair de casa caminhando – conta o produtor rural Renato Puchali, de 50 anos.
O morador tem uma filha de 5 anos, que desde então não consegue ir para aula, pois a única forma de fazer o trajeto é a pé.
O produtor rural, também morador da localidade, Geraldo André Raddatz, de 63 anos, antes do deslizamento, havia deixado o carro na propriedade de um vizinho. No entanto, o caminho se dá por uma trilha, onde a estrada não existe mais, e tem um pequeno córrego, que, quando enche, não permite passagem:
– Só conseguimos sair de casa caminhando. Estamos nessa situação e não tivemos nenhum retorno de quando isso será resolvido. Não conseguimos sair para trabalhar. Só saímos caminhando, e quando não chove muito – explica Geraldo André.
- Trânsito na RSC-287 à Quarta Colônia é liberado nesta sexta-feira
- 176 famílias estão aptas pelo programa Aluguel Social a encontrar novos lares em Santa Maria
Em resposta à reportagem, a prefeitura de Santa Maria encaminhou uma nota na qual explica que o retorno do serviço se dará após a autorização do profissional técnico:
“A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, explica que a interrupção dos trabalhos se deve ao laudo de risco geológico no local. O retorno se dará quando da autorização do profissional técnico, o qual solicitou a interrupção dos serviços por conta de risco de novos deslizamentos, risco à vida de moradores próximo do local e também dos operadores dos equipamentos”.