Foto: Mateus Ferreira
Após 11 dias de trabalho, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro entregou, na tarde desta quinta-feira (30), a ponte móvel sobre a RSC-287, sobre o Arroio Grande, no distrito de Palma. A partir de agora, a Rota de Santa Maria assume a responsabilidade pela estrutura e já instalou as primeiras placas de sinalização no local. A liberação do trânsito na principal ligação de Santa Maria à Quarta Colônia está prevista para ocorrer no final da tarde de sexta-feira (31), conforme a concessionária.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A partir de agora, os 51 militares envolvidos na construção retornam para Cachoeira do Sul.
Já a Rota de Santa Maria deu início aos trabalhos de sinalização ainda pela tarde desta quinta. Funcionários da concessionária estavam no trecho realizando a aplicação das primeiras placas, que orientam o limite de velocidade permitida, que será de 20 km/h, em sistema de Pare e Siga. A estrutura terá quatro metros de largura, 60 metros de extensão, suportará a passagem de veículos com até 80 toneladas e não permite a travessia de pedestres.
O comandante do 4º Grupamento de Engenharia do Exército, de Porto Alegre, general Pablo José LIRA de Almeida, esteve no local pela tarde, falou sobre o trabalho realizado neste momento e também agradeceu a receptividade:
– Estamos entusiasmados em poder ajudar a população do Rio Grande do Sul. Estamos ajudando em diversos pontos do Estado. Uma calamidade como essa, de fato, eu nunca tinha visto. Os primeiros 10 dias, principalmente, foram os mais intensos. Nossa estadia em Santa Maria está sendo muito boa, a população nos recebeu muito bem.
Além da sinalização com placas e iluminação na estrutura, também será necessário colocar tachões na pista, em ambos os sentidos, cerca de 1 km de distância da estrutura. O objetivo, com isso, é reduzir a velocidade e evitar possíveis ultrapassagens proibidas.
Embora a rodovia seja trajeto também para Porto Alegre, após a liberação para o fluxo de veículos, contudo, a rodovia só poderá ser utilizada até os municípios da Quarta Colônia, uma vez que há outros pontos de bloqueios na estrada, até a Capital gaúcha.
Situação da RSC-287
Pontos de bloqueio
- Candelária - Entre os km 137 e 138
- Paraíso do Sul - Entre os km 167 e 169
Em recuperação
- Venâncio Aires - Entre os km 56 e 60 (trecho interditado para obras)
- Santa Maria - km 226, ponte sobre Arroio Grande (trecho interditado para obras)
*Boletim desta quinta-feira, divulgado pela Rota de Santa Maria.
Leia mais:
- Após conclusão de ponte móvel pelo Exército, Rota prevê liberar a RSC-287 no final da tarde desta sexta-feira
- Inquérito das duas mortes do Morro do Cechella ainda não foi concluído
- “Uma tradição de quatro gerações que será abandonada, infelizmente”, diz dono de vinícola que teve propriedade destruída pela chuva em Silveira Martins