combate à violência

Centro de Referência da Mulher ainda não tem data para abrir as portas

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Palácio Piratini (divulgação)/

O Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, que deve fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres na cidade, ainda não tem data para começar a operar. Segundo a prefeitura, o convênio com o governo do Estado, que mandará R$ 65 mil para a criação do Centro, ainda está em fase de finalização. O prazo para assinatura é até o dia 15 de março.

Em entrevista à CDN, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) informou que, na próxima semana, a equipe deve se reunir para integrar o Centro dentro do fluxograma de programas para mulheres já existentes na cidade e para planejar o local em que o Centro deve ser instalado. A data de funcionamento ainda não foi definida.

- Será uma construção coletiva. Agora nós vamos pegar tudo o que nós temos de serviços para mulheres para trazer em reunião, porque mais do que Centro de Referência da Mulher, eu quero que seja um Centro de Acolhimento, isso é o mais importante - relata Pozzobom

RELEMBRE O PROJETO

Santa Maria não será a única a receber o Centro. Outros 64 municípios gaúchos foram contemplados com a verba por meio do programa Testar RS, que foi definida conforme um critério proporcional entre o número de habitantes e de violência.

Em 2021, Santa Maria foi a terceira cidade do Estado com maior número de registros de estupro, totalizando 73 casos, atrás apenas da capital Porto Alegre (266) e do município de Canoas (104). Não foram registrados feminicídios consumados, mas houve quatro tentativas de assassinato de mulheres, sendo a nona cidade gaúcha no ranking de registros, conforme levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Na prática, o Centro terá uma equipe multidisciplinar com psicólogas, assistentes sociais e jurídicas, para atender as vítimas de violência, tanto as que registraram ocorrência quanto as que não. Atualmente, das 497 cidades gaúchas, apenas 25 possuem o local especializado para atendimento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Elenco do programa  Jogo de Cintura grava episódio com público no Espaço Diário Anterior

Elenco do programa Jogo de Cintura grava episódio com público no Espaço Diário

Próximo

Oficina de fabricação de cervejas exclusiva para mulheres ocorre no próximo sábado

Geral