Cavalgadas em Santa Maria arrecadam doações para vítimas das enchentes no Estado

Cavalgadas em Santa Maria arrecadam doações para vítimas das enchentes no Estado

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Depois do cancelamento do tradicional desfile de 20 de Setembro na Avenida Medianeira por conta das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, cavalgadas solidárias foram marcadas para a data. As entidades tradicionalistas percorreram bairros de Santa Maria para recolher donativos que serão doados para auxiliar as vítimas das enchentes. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A celebração do Dia do Gaúcho atípica foi marcada pela solidariedade com outras regiões do Estado, como o Vale do Taquari. A Associação Tradicionalista Estância do Minuano, o Departamento Tradicionalista Cultural Estudantil (DTCE) Marcas do Pampa, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência e Bento Gonçalves percorreram diferentes pontos do município, como os bairros São João, Perpétuo Socorro, Jucelino Kubitschek e Lorenzi. Nestes locais, os moradores alcançavam as doações enquanto as prendas, peões e integrantes das entidades tradicionalistas passavam pelo local. A população doou alimentos, produtos de limpeza e higiene.

Solidariedade

A manicure Andressa Cardoso Castro, 33 anos, foi uma das pessoas que colaborou com a campanha. Com a bebê no colo, Heloá, de apenas 3 anos, ela comenta sobre como ficou sabendo da iniciativa e o motivo pelo qual fez questão de contribuir:

– Eu fiquei sabendo logo depois que cancelaram o desfile. Como eu tenho criança e as pessoas perderam tudo, resolvemos ajudar de uma forma ou de outra. Inclusive, já tinha mandado roupas para lá.

Em entrevista ao Diário, o patrão do DTCE Marcas do Pampa, Antônio Gilmar Guedes, 39 anos, descreveu a mobilização como uma das missões da entidade.

– Eu acho muito importante que, assim como o Marcas do Pampa, todas as outras entidades tradicionalistas façam uma cavalgada solidária de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene em prol de tudo que vem acontecendo no nosso Estado, de nossos irmãos gaúchos que foram atingidos. Então, o Marcas do Pampa, sempre cumprindo com a função social, não deixaria de fazer esta cavalgada solidária no dia de hoje – afirmou.

No Centro Desportivo Municipal (CDM) para a entrega dos donativos arrecadados, o presidente da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, Bruno Fernandes, fez uma avaliação sobre iniciativa, que contou com mais de 50 participantes:

– Eu gostaria de agradecer a todos pela cavalgada. Repito que esta foi uma cavalgada solidária, em primeiro lugar. Então, agradecemos todo o apoio que tivemos do DMT (Departamento Municipal de Trânsito), da prefeitura municipal e dos órgãos de segurança. Que a solidariedade prevaleça neste momento. Que o dia 20 seja de comemoração do espirito de ajudar os outros gaúchos. É isso que irá fazer com que todo esse movimento tenha sentido. Viva o Rio Grande do Sul. Viva o nosso 20 de setembro.

Há mais de 10 dias trabalhando no CDM, o integrante da Defesa Civil de Santa Maria, José Almiro Amaral, afirma que os donativos serão de grande valia para as pessoas atingidas pelas chuvas no Vale do Taquari.

Nos últimos 10 anos, este é o terceiro ano sem desfile 

  • Em 2014, o desfile foi reduzido, sem alegorias, por problemas com a prefeitura, e muitas entidades foram interditadas pelos bombeiros. Principalmente, pela dificuldade em se adequar seus alvarás pós tragédia na boate Kiss, 2013
  • Em 2015, o que inviabilizou o evento foi o mormo, doença infecto-contagiosa que virou epidemia entre os equinos da região
  • 2016 o evento retornou 
  • 2020 e 2021 ele não ocorreu devido à pandemia de Covid-19
  • 2022 marcou o retorno do desfile do dia 20. Na ocasião, 52 mil pessoas estiveram presentes 


Acampamento Farroupilha 

Após o cancelamento do Desfile, a prefeitura manteve os festejos da data por meio do 1º Acampamento  Farroupilha, no antigo Hotel Fazenda Pampas, em Camobi. 

20 de setembro

  • Horário – 7h às 21h
  • Estacionamento – R$ 10 por veículo
  • 11h – Churrasco do Samuca, do Restaurante Sharong (Almoço por adesão – Mais informações aqui)
  • 16h – Bateraço (Mais informações aqui)
  • 17h – Show com Rock de Galpão
  • Ingresso – 1kg de alimento não-perecível

Confira alguns registros


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto de Parceria Público-Privada de iluminação pública de Santa Maria é apresentada a empresas interessadas Anterior

Projeto de Parceria Público-Privada de iluminação pública de Santa Maria é apresentada a empresas interessadas

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas Próximo

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

Geral