Dois cartazes foram furtados da tenda da Praça Saldanha Maria, local onde familiares de vítimas e sobreviventes da Kiss se encontram. Conforme Flávio da Silva, membro do Movimento Do Luto à Luta, que atualmente administra o espaço, os banners continham críticas à prefeitura de Santa Mari, o Ministério Público e o Corpo de Bombeiros.
Silva acredita que o material tenha sido furtado na noite de sexta-feira.
_ Saímos daqui (da praça) por volta das 20h30min e os banners ainda estavam no lugar. Aí, na manhã de sábado, quando o pessoal retornou, já não estavam mais _ afirma.
Os cartazes são grandes, (um de 3 metros por 1,5 metro de altura e outro de 4,5 metros por 1 metro de altura), e estavam afixados próximo ao viaduto Evandro Behr.
_ Já fizemos a ocorrência no sábado mesmo e o delegado solicitou as imagens das câmeras de segurança, do município e também da Caixa Econômica. Agora é esperar que não tenha dado coincidência delas estarem em manutenção no momento do furto _ ironiza.
Esta não é a primeira vez que materiais são furtadas da tenda na praça. No dia 14 de novembro, 242 túnicas pretas usadas na Romaria também foram furtadas.
Sobre os possíveis autores do furto, Silva diz que pode se tratar de pessoas que querem colocar o movimento contra os promotores.
Os cartazes foram custeados pelos integrantes do movimento com apoio da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm).