A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta terça-feira em todo o Brasil, mas, em alguns postos de saúde da região, as doses ainda não eram distribuídas pela manhã. De acordo com Lurdes Farinha, responsável pela vigilância epidemiológica da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), as primeira doses da vacina chegaram a Santa Maria na última quarta-feira. A segunda cota deve chegar até o final da tarde de desta terça-feira.
_ Conforme o Ministério da Saúde distribui as vacinas destinadas para o Estado, a gente repassa para as unidades dos 32 municípios. As secretarias de saúde devem vir retirá-las _ explica.
Segundo Lurdes, as vacinas são distribuídas entre município da região, conforme a meta de cada cidade. Entre as cidades de cobertura da 4ª CRS, apenas Itaara não havia retirado doses até a manhã desta terça.
A enfermeira Roselaine Ferreira Machado, da Secretaria de Saúde do município, explica que as vacinas não puderam ser retiradas antes devido ao feriado.
_ Não conseguimos retirar a tempo e ainda tivemos alguns problemas com o transporte, mas o motorista já foi retirar e até o começo da tarde as vacinas estarão à disposição _ afirma.
A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é imunizar, de graça, 49,6 milhões de brasileiros dos grupos prioritários. Neste ano, a novidade é a ampliação da faixa etária para crianças menores de 5 anos.
Em Santa Maria, o objetivo é aplicar a vacina em 67 mil pessoas das zonas urbana e rural. A campanha vai até o dia 9 de maio nos postos de saúde.