A estrutura de uma caixa d'água de um prédio em construção na rua Niederauer estourou, por volta das 15h desta quarta-feira, e atingiu pelo menos quatro apartamentos de um prédio vizinho, no edifício Saint Claire. A força da água e dos tijolos que sustentavam a estrutura danificaram e inundaram os imóveis ao lado. Ninguém ficou ferido.
Foto: Ronald Mendes/Agência RBS
Por volta das 15h45min, bombeiros e Defesa Civil ainda estavam no local. Funcionários da construtora também foram ao Saint Claire retirar o material que se espalhou pelo hall de entrada do prédio. Um engenheiro da empresa MP Construtora, que realiza a obra, estava no prédio averiguando os estragos. Ele preferiu não falar com a reportagem.
Foto: Ronald Mendes/Agência RBS
Sandra Fruet, moradora do quarto andar, teve praticamente toda cozinha destruída e relatou o momento de pânico. Ela e a irmã estavam sentadas em um cômodo ao lado quando a estrutura e a água atingiram o imóvel.
_ Foi assustador. Estou tremendo até agora. Destruiu tudo. O fogão está em cima da bancada da cozinha com a força do impacto. Por pouco não nos atingiu _ relatou a moradora.
Conforme José Carlos Fruet, também morador e marido de Sandra, o engenheiro da construtora entrou em contato e afirmou que a empresa arcaria com todos os custos dos estragos. Uma empresa foi chamada para fazer a limpeza. Enquanto ela não chegava, funcionários da obra tiravam entulhos acumulados no corredor do prédio.
Empresa deve ressarcir danos
O engenheiro civil Marcelo Portella, responsável pela obra do Residencial Malaga da MP Construtora, não quis falar sobre o assunto. A empresa disse que não também não se pronunciaria sobre o caso. Conforme página da MP na internet, o Malaga é um dos três residenciais em construção pela empreiteira na cidade. A entrega estava prevista para março deste ano.
De acordo com a Defesa Civil municipal, que vistoriou o lugar, a caixa d'água foi erguida com paredes de tijolos _ sem ferro, nem concreto _ e revestida com fibra. A parede lateral teria cedido pela pressão da água. A Defesa Civil disse que a construtora colocaria telas nas janelas dos apartamentos danificados e, a partir de quinta-feira, faria os demais reparos. A empresa disse à Defesa Civil que vai arcar com todos os prejuízos dos moradores.
Segundo o engenheiro civil e de segurança Adelson Rodrigues Gonçalves, as caixas d'água são construídas com base nas Normas Técnicas da ABNT ou podem ser industrializadas.
"