Segurança

Bombeiro de Santa Maria entra em coma após desmaiar durante combate a incêndio

"

Um bombeiro de Santa Maria está internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Caridade desde a tarde de segunda-feira, quando combatia um incêndio em Santa Maria. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele está em coma induzido. Outro bombeiro, que atendeu um caso de incêndio no último sábado também passou mal durante o trabalho, em decorrência de uma falha no equipamento.

De acordo com um familiar do soldado José Alexandre Taschetto, que pediu para não ser identificado, os médicos já descartaram a hipótese de intoxicação por fumaça. Eles acreditam que o bombeiro que está na UTI há quatro dias tenha levado uma picada de algum bicho venenoso e que o veneno esteja agindo pelo corpo. Ainda conforme o familiar, Taschetto está fazendo hemodiálise, pois um dos rins parou de funcionar.

Conforme a ocorrência, por volta das 11h40min, Taschetto e outro motorista foram à BR-287, próximo ao Posto Latina, na saída para São Pedro do Sul, para uma ocorrência de fogo em campo. Taschetto teria passado mal e desmaiado no local. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Caridade.

Conforme o comandante dos bombeiros, tenente-coronel Luiz Gonçalves Maya, em situações de combate a fogo em locais abertos, não é de praxe que os bombeiros utilizem equipamentos de proteção respiratória (EPR) _ composto por cilindros de ar comprimido, válvulas que regulam a pressão e máscara de proteção.

O Corpo de Bombeiros afirma que Taschetto dispunha de todo o equipamento necessário para lidar com a ocorrência, e que ele estava usando o mesmo equipamento que os colegas. Eles aguardam Taschetto acordar para apurar as circunstâncias em que aconteceu o acidente.

Equipamento falha, e bombeiro inala fumaça

No último final de semana, outro soldado dos bombeiros, Maicon Müller, passou mal quando atendia o incêndio no prédio da Rua Dr. Bozano, que resultou na morte do universitário Gabriel Felix, 25 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o equipamento de proteção respiratória que ele usava apresentou falha no funcionamento. O bombeiro relatou que sentiu tontura e falta de ar e foi encaminhado para o Pronto-Atendimento do Hospital de Caridade em Santa Maria.

Müller passou por exames de rotina e ficou em observação até as 11h de sábado antes de ser liberado. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, ele já retornou ao trabalho. Maya explica que a corporação dispõe de 21 EPRs, sendo que 17 são utilizados pelos bombeiros e quatro ficam na reserva para o caso de outros apresentarem defeitos.

Conforme o comandante, antes desse episódio, não havia nenhum relato de falhas nos equipamentos em uso. Todos passam por manutenções regulares, garante Maya. O equipamento que Müller utilizou durante o procedimento já foi retirado de uso e encaminhado para avaliação em Porto Alegre, informou o comando.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Duas pessoas são assaltadas nas ruas centrais de Santa Maria

Próximo

Seminário discute o policiamento comunitário em Santa Maria

Geral