Bei nos Bairros Especial debaterá problemas de vilas do Bairro Noal

Vitória Parise

Bei nos Bairros Especial debaterá problemas de vilas do Bairro Noal

Eduardo Ramos

Quarta edição do Bei nos Bairros Especial traz demandas do Bairro Noal. Foto: Eduardo Ramos (Diário)

A quarta edição do programa Bei nos Bairros Especial irá ao ar às 9h30min desta quarta-feira (16) pela CDN 93.5 FM e TV Diário. O programa será apresentado ao vivo direto da sede do Grupo Diário, na Faixa Nova de Camobi, e abordadará as reivindicações dos moradores das vilas Lídia, Arco-Íris e Natal, todas no Bairro Noal.

O líder comunitário Valmir Kossman, 48 anos, falará sobre as necessidades locais para representantes da prefeitura e de outros órgãos responsáveis pelas demandas que estarão em discussão. Os quatro temas a serem abordados foram definidos pelos próprios moradores e são: limpeza urbana (canteiros e ruas), sinalização das ruas (placas e faixa de pedestres), manutenção das vias sem pavimentação e esgoto.

A instalação de quebra-molas e pinturas das faixas de pedestres são um pedido recorrente de todos os moradores após José Luiz Alves Trindade, 71 anos, morrer atropelado ao tentar salvar o bisneto, Joaquim, 2 anos, de um atropelamento na Vila Arco-Íris. O acidente aconteceu em 23 de outubro na Rua Zeferino Corrêa.

Após protestos na Rua Zeferino Rodrigues Corrêa, o setor de sinalização da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalhou na pintura da sinalização, na instalação de placas e de tachões (redutores). As placas que sinalizam o quebra-molas já foram instaladas, no entanto, a data para que a colocação da estrutura ainda não foi informada.

– Nossas principais demandas são os buracos, a iluminação, que a gente liga e demoram para vir, além da limpeza, porque a Sulclean vem só até a entrada da vila. Fazia sete anos que a prefeitura não vinha aqui, uma vez pintaram os quebra-molas e nunca mais – conta Kossman.

Os moradores não escondem o medo de que outros acidentes aconteçam no local. A dona de casa Angélica Alves Rios, 42 anos, presenciou o momento do atropelamento e espera que os pedidos sejam atendidos. Em julho de 2017, um menino de 8 anos morreu após ser atingido por um Kadett enquanto jogava bola com amigos também na Rua Zeferino Corrêa.

– Os carros passam aqui voando, mesmo depois do acidente. Não respeitam nada. Fiquei em um desespero só, o senhor (José Trindade) estava conversando comigo minutos antes. Acho que eles (autoridades) vão esperar que aconteça outro (acidente) para depois dar um jeito. Nós repetimos sempre a mesma coisa e até agora nada fizeram por nós – reclama Angélica.

A servente de serviços gerais Leoniza Soares dos Santos, 45 anos, é tia de Joaquim e conta que o acidente também traumatizou a filha, que agora só atravessa a rua no colo da mãe.

Presenças

Além do presidente da associação, estarão presentes outros representantes da comunidade. A prefeitura confirmou a presença dos secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencour, e de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi. Para falar sobre o esgoto, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) também foi convidada a participar do Bei nos Bairros Especial desta quarta-feira. Também cinco vereadores confirmaram presença.

Você pode acompanhar o programa pela Rádio CDN sintonizando 93,5 FM, na TV Diário, pelos canais 26 e 526 da Claro Net ou acessando nos sites do Diário ou o Bei para acompanhar tudo ao vivo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente do Inter-SM traça planos para 2023 Anterior

Presidente do Inter-SM traça planos para 2023

Jovem é morto no centro de São Gabriel e residência de suspeito pelo crime é incendiada Próximo

Jovem é morto no centro de São Gabriel e residência de suspeito pelo crime é incendiada

Geral