Eduardo Ramos
A quarta edição do programa Bei nos Bairros Especial irá ao ar às 9h30min desta quarta-feira (16) pela CDN 93.5 FM e TV Diário. O programa será apresentado ao vivo direto da sede do Grupo Diário, na Faixa Nova de Camobi, e abordadará as reivindicações dos moradores das vilas Lídia, Arco-Íris e Natal, todas no Bairro Noal.
O líder comunitário Valmir Kossman, 48 anos, falará sobre as necessidades locais para representantes da prefeitura e de outros órgãos responsáveis pelas demandas que estarão em discussão. Os quatro temas a serem abordados foram definidos pelos próprios moradores e são: limpeza urbana (canteiros e ruas), sinalização das ruas (placas e faixa de pedestres), manutenção das vias sem pavimentação e esgoto.
A instalação de quebra-molas e pinturas das faixas de pedestres são um pedido recorrente de todos os moradores após José Luiz Alves Trindade, 71 anos, morrer atropelado ao tentar salvar o bisneto, Joaquim, 2 anos, de um atropelamento na Vila Arco-Íris. O acidente aconteceu em 23 de outubro na Rua Zeferino Corrêa.
Após protestos na Rua Zeferino Rodrigues Corrêa, o setor de sinalização da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalhou na pintura da sinalização, na instalação de placas e de tachões (redutores). As placas que sinalizam o quebra-molas já foram instaladas, no entanto, a data para que a colocação da estrutura ainda não foi informada.
– Nossas principais demandas são os buracos, a iluminação, que a gente liga e demoram para vir, além da limpeza, porque a Sulclean vem só até a entrada da vila. Fazia sete anos que a prefeitura não vinha aqui, uma vez pintaram os quebra-molas e nunca mais – conta Kossman.
Os moradores não escondem o medo de que outros acidentes aconteçam no local. A dona de casa Angélica Alves Rios, 42 anos, presenciou o momento do atropelamento e espera que os pedidos sejam atendidos. Em julho de 2017, um menino de 8 anos morreu após ser atingido por um Kadett enquanto jogava bola com amigos também na Rua Zeferino Corrêa.
– Os carros passam aqui voando, mesmo depois do acidente. Não respeitam nada. Fiquei em um desespero só, o senhor (José Trindade) estava conversando comigo minutos antes. Acho que eles (autoridades) vão esperar que aconteça outro (acidente) para depois dar um jeito. Nós repetimos sempre a mesma coisa e até agora nada fizeram por nós – reclama Angélica.
A servente de serviços gerais Leoniza Soares dos Santos, 45 anos, é tia de Joaquim e conta que o acidente também traumatizou a filha, que agora só atravessa a rua no colo da mãe.
Presenças
Além do presidente da associação, estarão presentes outros representantes da comunidade. A prefeitura confirmou a presença dos secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencour, e de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi. Para falar sobre o esgoto, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) também foi convidada a participar do Bei nos Bairros Especial desta quarta-feira. Também cinco vereadores confirmaram presença.
Você pode acompanhar o programa pela Rádio CDN sintonizando 93,5 FM, na TV Diário, pelos canais 26 e 526 da Claro Net ou acessando nos sites do Diário ou o Bei para acompanhar tudo ao vivo.