
Foto Daer, Divulgação
ERS-149 entre Nova Palma e Pinhal Grande está totalmente asfaltada.
Com um investimento de R$ 22,9 milhões, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) concluiu agora, depois de 14 meses de obras, o asfaltamento do trecho de 5,8 km que faltava da ERS-149, entre Nova Palma e Pinhal Grande. A ligação entre as duas cidades, que totaliza 30 km, vai ser entregue oficialmente hoje à comunidade, pondo fim a uma espera de quase 30 anos, quando o asfaltamento foi anunciado, ainda no governo de Antônio Britto.
Essa obra é um marco para a região, porque, a partir de agora, todos os nove municípios da Quarta Colônia passam a contar com ligação de asfalto, um sonho realizado e que vai reduzir o tempo de viagem, o desgaste dos veículos e impulsionar a economia e o turismo. Ainda mais depois que a região foi reconhecida como geoparque Unesco e tem recebido um número cada vez maior de turistas.
- Morre o ex-presidente do Inter-SM Luiz Claudio Mello
- Novos secretários são confirmados por Rodrigo Decimo para 2025; veja quem são
A solenidade de entrega da obra será nesta sexta, às 13h30min, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Nova Palma, com a presença do vice-governador Gabriel Souza (MDB). Pouco antes, às 11h, ele vai inaugurar um Centro Municipal de Saúde e a pavimentação da Avenida João Isidoro, ambas obras em Formigueiro. Para o evento de hoje, a expectativa é que o vice-governador também dê detalhes das obras de reconstrução de rodovias da Região Central que foram afetadas pelas enchentes.

Segundo o Daer, além de refazer o trecho destruído pela correnteza do Rio Jacuí entre Dona Francisca e Agudo, a previsão é que nas próximas semanas sejam contratadas as obras de recuperação da ERS-149 Sul, entre a BR-392 e a RSC-287 (passando por Formigueiro e Restinga Sêca) e da ERS-149 Norte, entre o trevo do Santuário e Nova Palma. A reconstrução de duas pontes levadas pela enchente, em Faxinal do Soturno, já está contratada pelo Daer e deve ser feita em 2025.
Outra obra prevista para a região em 2025 é o asfaltamento de 3 km que ainda faltam da VRS-805, de ligação ao distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine. Quando isso for concluído, o distrito turístico passará a ter ligação asfáltica, pois hoje só 3 km estão pavimentados. Já em Silveira Martins, a prefeitura pavimentou uma estrada em direção a Ivorá com concreto, algo inovador na região.
Segundo o prefeito de Polêsine e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), Matione Sonego, o asfaltamento na região avançou muito nos últimos anos e é fundamental para a economia e o turismo.
Ele lembra que Ivorá já tem acesso asfáltico em direção a Val de Serra. Agora, outro acesso a Ivorá está em obras, que ligará a cidade até São João do Polêsine e Faxinal do Soturno.
– Parte dessa obra está pronta, falta asfaltar um trecho para completar a ligação entre todos os municípios da Quarta Colônia – afirmou Matione. (Colaborou Thais Immig)
Obra prometida ainda nos anos 1990
O asfalto para Pinhal Grande foi concluído agora, mas os moradores penaram muito até ver o sonho realizado. Segundo o vice-prefeito Selmar Durigon, ainda na metade dos anos 1990, o então governador Antônio Britto anunciou essa obra de 30 km até Nova Palma.
– E só em 2010 que a Yeda Crusius assinou. Foi quando iniciou a obra. Aí, depois, veio o Tarso Genro, que foi tocando a obra. De repente, saiu uma notícia de que eles iriam parar por falta de recursos. Aí eu, como vice, e o prefeito fomos ao governador e eu entreguei uma carta nas mãos dele, reivindicando a obra. Daí, felizmente, seguiu. Só que terminou o mandato dele em 2014 e ainda não estava concluída. E ficou por isso. Então, se passaram mais 10 anos para recomeçar e agora temos a obra concluída. Isso representa muito mesmo para o nosso município – diz ele, citando que a viagem a Nova Palma, que levava 50 minutos, caiu para 30 minutos.
Durigon destaca a importância para a economia e a saúde:
– A saúde do município faz duas viagens por dia de van daqui a Santa Maria levando pacientes. E não tendo o asfalto, era por estrada de chão que demorava, era desconfortável e estragava os carros. E, hoje, isso vai facilitar muito. Até a possibilidade do povo chegar até nós. Somos um recanto aqui na região. E até nós mesmos aqui. Às vezes, o pessoal brinca que agora dá pra pegar o carro e ir a Nova Palma para tomar um sorvete. Então, facilitou em todos os sentidos. Para o turismo, a gente precisa de várias coisas. Mas a principal é a questão da estrada. Estamos muito carentes de restaurantes, hotéis e pousadas. Mas, quem sabe a partir da estrada, a gente consiga fazer com que os investidores invistam também aqui.
– Realmente, a Quarta Colônia recebeu um destaque muito importante em termos de investimentos e obras, não só de asfalto, mas também em sinalização turística. A gente já vê pelo número crescente de visitantes e de turistas, que agora podem chegar a todas os municípios por asfalto, para conhecer nossos pontos turísticos. A Quarta Colônia é uma região agrícola forte, mas hoje o turismo vem ganhando uma importância econômica muito grande, e o asfalto ajuda no deslocamento.