fiscalização

Barragem do DNOS vai passar por melhorias, promete Ministério do Desenvolvimento Regional

Deni Zolin

Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

O Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou que a barragem do DNOS, oficialmente chamada de barragem do Vacacaí-Mirim, em Santa Maria, está entre as 139 represas de 14 Estados do país que serão recuperadas pelo governo federal, pois ficarem em áreas próximas a moradores.

Apesar de demandarem atenção, as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento, diz o ministério, que não detalhou como e quando serão feitas essas melhorias. O ministério também havia cobrado a realização de vistorias nas barragens do país. É preciso ficar atento, pois é difícil saber o que é apenas discurso após a comoção da tragédia de Brumadinho (MG) e o que será feito na prática.

Especialista recomenda vistoria anual na barragem do DNOS

Conforme a coluna já havia informado, a Corsan, que administra a barragem do DNOS, já tem licitação prevista para este ano para fazer o projeto de melhorias na represa, além de instalar sensores de pressão e de vazão de água, e sirenes para alertar moradores. Também serão definidos planos de evacuação e treinamento dos moradores. Porém, só após o projeto estar pronto é que será licitada a escolha da empresa que fará esses serviços. Portanto, deve demorar bastante tempo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cemitério Ecumênico de Santa Maria passa por mutirão Anterior

Cemitério Ecumênico de Santa Maria passa por mutirão

Polo da Universidade Anhanguera de Santa Maria troca de endereço Próximo

Polo da Universidade Anhanguera de Santa Maria troca de endereço

Geral