Balões no céu de Santa Maria são soltos para homenagear as 242 vítimas da tragédia

Eduarda Paz

Balões no céu de Santa Maria são soltos para homenagear as 242 vítimas da tragédia
Fotos: Nathália Schneider (Diário)

A soltura de balões ao céu é um ato simbólico de homenagem, por respeito e pela memória daqueles que partiram. Por isso, na tarde desta sexta-feira (27), que completam 10 anos da tragédia da boate Kiss, como parte da programação, ocorreu o lançamento de balões brancos, por familiares, sobreviventes e pessoas que quiseram prestar solidariedade e homenagear a memória de 242 vítimas do dia 27 de janeiro de 2013.

Os sobreviventes, amigos e familiares, reuniram-se em frente ao Theatro Treze de Maio para a soltura dos balões brancos com as escritas “10 anos boate Kiss 27 jan”. Antes de soltarem, o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa (AVTSM), Gabriel Rovadoschi, falou que o ato representa uma mensagem cada vez mais alta e chegando a mais pessoas.

Todos os dias 27 de janeiro

A soltura de balões está presente ao longo desses 10 anos, 120 meses e 3.650 dias. O ato singelo de “soltar”, é um momento emocionante e de reflexão. A imagem de diversos balões indo em direção ao céu marca, de forma sensível e bonita, toda luta de familiares, amigos e sobreviventes pelo resgate da memória daquela noite. Como foi colocado na frase da campanha pelos organizadores das ações: “resgatar a memória é construir o futuro”.

A psicóloga Bharbara Agnoletto, 30 anos, perdeu o namorado na tragédia, Luciano Pietra. Apenas este ano, sentiu-se pronta para falar sobre.

— É uma forma de homenagear essas pessoas que tiveram sua vida interrompida. E também como uma forma de levar alguma paz para eles, por essa imagem dos balões subindo que é sempre muito emocionante.

Contra a impunidade

Ainda durante a tarde, em um outro momento, foram soltos 10 balões pretos representando cado ano da impunidade do Caso Kiss. Também foram soltos balões brancos simbolizando a esperança para os próximos anos.

Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Programação

Dia 27/01, sexta-feira

14h: Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e mães da AVTSM

15h30min: O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? Com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Jr. (advogado que representa a AVTSM no processo penal)

17h: Por que prevenção vale a pena? Com Antonio Berto (pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Rogério Lin (superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e membro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)

19h: 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” e apresentação da campanha ‘Tempo Perdido’

20h30min: Por que contar essa história 10 anos depois? Com Daniela Arbex (jornalista e autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada Da Boate Kiss) e Marcelo Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)

22h: Encerramento com Juliana Pires (cantora santa-mariense)

Dia 28/01, sábado

20h: Missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira

10 anos da boate Kiss: relembre os principais desdobramentos da tragédia que marcou a história de Santa Maria

‘As ondas de esquecimento são constantes e mais fortes por causa da impunidade’, afirma presidente da AVTSM

Intervenção com colagem de fotos e frases espalhadas da Saldanha Marinho até a boate Kiss convida a população a refletir

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Badke, Decimo, Cida e Binotto. E o União Brasil começa a ficar relevante Anterior

Badke, Decimo, Cida e Binotto. E o União Brasil começa a ficar relevante

Autoridades do país se manifestaram em solidariedade às vítimas da boate Kiss Próximo

Autoridades do país se manifestaram em solidariedade às vítimas da boate Kiss

Geral