Camobi pode até não ser o centro do universo, mas isso não importa. O que vale para os moradores é o orgulho de ser camobiense. Afinal, ter na vizinhança a Universidade Federal de Santa Maria e a Base Aérea, por exemplo, mexe com os brios. Brincando com o bairrismo dos habitantes, a marca Sou Mais Camobi conquistou adeptos nos mundos virtual e real. Tudo começou em março de 2014, quando o publicitário Máicon Martins, 28 anos, criou uma página no Facebook (facebook.com/eucurtocamobi) para abordar, com bom humor, esse apego. Hoje, a marca tem uma loja com cerca de 30 produtos que enaltecem a localidade, desde moletons a chaveiros.
Leia mais notícias do Diário nos Bairros
Não sou só eu, o pessoal daqui é muito bairrista, tem muito orgulho de Camobi conta o rapaz, nascido e criado no bairro, com parto no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
A criação dos produtos deveu-se ao sucesso dos posts, os quais mostram o mundo rendendo-se ao lugar. Em uma das publicações recentes, há o anúncio de que o filme Velozes e Furiosos 10, com ator Vin Diesel, será gravado no bairro, após a duplicação Faixa Velha, em 2020. De três mil curtidas no começo, a página tem agora 21 mil, quase o número de moradores de Camobi. O êxito foi tanto que as pessoas começaram a pedir camisetas com o nome do bairro. Na leva inicial, saíram cem, vendidas no Pinus Bar. Sônia Maria Carvalho, 64 anos, foi a primeira a garantir a peça. Mesmo sendo natural de Dom Pedrito, ela é camobiense desde 1994.
Bar e Armazém Quadros, no Passo D'Areia, vende de tudo: de esmalte a serrote
Camobi é tudo de bom. Se eu fosse reescrever a minha história, mudaria muita coisa, mas não o lugar onde eu moro. As coisas acontecem em Camobi. É um local que tem tudo e não perdeu o ar interiorano comenta.
Com o dinheiro arrecadado nas vendas, Máicon conseguiu abrir a loja, em 2014. Na época, oferecia apenas dois produtos: além das camisetas, chaveiros. Há um mês, por causa dos mais de 30 itens, a loja mudou-se para um espaço maior, no mesmo Centro Comercial (ERS-509, 7.056). Os bairristas podem adquirir ali moletons com ou sem capuz, squeezes, chinelos, avental de churrasco, engradado de long neck, capa para térmica, quadros, bodies para bebês, cuias, copos, canecas e adesivos, tudo com a marca de Camobi.
Máicon alimenta ainda o sitesoumaiscamobi.com, no qual constam, entre outras informações, um guia com as empresas, a história e os horários dos ônibus.
Os bairristas vão ficar mais emocionados: o publicitário pretende criar, neste ano, um jornal mensal e uma festa anual do bairro. Além, é claro, de lançar mais produtos, como regata, agenda e outros suvenires.
