caso kiss

AVTSM quer cadastrar familiares e sobreviventes da Kiss para participar do júri em dezembro

Jaiana Garcia

A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) vai se reunir em 15 de outubro com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado,Voltaire de Lima Moraes, com o magistrado que presidirá o júri, Orlando Faccini Neto, e com o o diretor do Fórum Central para tratar do cadastramento das famílias e sobreviventes para que possam acompanhar o julgamento, marcado para 1º de dezembro, em Porto Alegre. A estimativa da associação é que mais de mil pessoas possam ser cadastradas, porém nem todos terão interesse em assistir ao júri, que deve durar de 10 a 15 dias. 

Auxílio Inclusivo Municipal será votado nesta quinta-feira

- Nossa intenção é cadastrar todos, mesmo que alguns não queiram participar. Se alguém resolver ir de última hora, estará tudo certo para que essa pessoa possa ingressar no local - explica o presidente da associação, Flávio Silva.

O prédio I do Plenário do Foro Central de Porto Alegre, onde vai acontecer o júri, tem capacidade para receber cerca de 200 pessoas, seguindo os protocolos de restrição em função da pandemia. Mais de 100 profissionais da imprensa devem acompanhar o julgamento e 65 lugares ficariam disponíveis para os familiares e sobreviventes. A ideia, dependendo do número de pessoas que manifestarem interesse em participar, é fazer um rodízio para que todos possam acompanhar os depoimentos de testemunhas e réus. 

- Nós sabemos que muitos familiares e sobreviventes não vão poder ir para Porto Alegre por causa dos custos com transporte, hospedagem e alimentação. Estamos vendo com o Exército e alguns instituições a possibilidade de viabilizar isso. Com certeza, se isso for garantido, mais gente vai poder assistir ao júri - avalia Flavio. 

De acordo com o presidente da AVTSM, para o outro julgamento que estava previsto para acontecer em março de 2020, antes da pandemia, havia cerca de 180 familiares e sobreviventes interessados em assistir o júri. Flavio Silva acredita que até dezembro, com o avanço da vacinação e controle da pandemia, mais lugares sejam liberados para o público na plateia.  


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Idosos participam da semana do Dia das Crianças no Lar Vila Itagiba Anterior

VÍDEO: Idosos participam da semana do Dia das Crianças no Lar Vila Itagiba

Dnit antecipa liberação da ponte sobre Arroio Bossoroca a veículos pesados para esta sexta-feira Próximo

Dnit antecipa liberação da ponte sobre Arroio Bossoroca a veículos pesados para esta sexta-feira

Geral