Após análise, Corsan descarta presença de contaminação em barragem de Silveira Martins

Foto: Divulgação/Corsan

Após análise das amostras da água do Arroio Veado, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que não foi constatada a presença de agrotóxicos e de outros elementos que coloquem em risco a potabilidade da água tratada. A avaliação foi realizada após o surgimento de uma mancha de óleo na água da barragem de Silveira Martins, responsável por abastecer o município e a comunidade de Três Mártires, em Júlio de Castilhos. O caso foi registrado no dia 24 de junho.

​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Segundo a companhia, após dois dias de avaliações, os técnicos constataram que a água poderia ser tratada com segurança para consumo, sem nenhum risco da permanência de algum elemento que pudesse ocasionar contaminação. À época, o tratamento de água precisou ser interrompido por dois dias na estação. Durante o período, o abastecimento foi realizado por meio de caminhões-pipa deslocados de Santa Maria até os reservatórios de Silveira Martins. 

Origem da mancha ainda é desconhecida

Foto: Divulgação (Corsan)


Já a causa da mancha no arroio ainda é desconhecida. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar seguem com as investigações para descobrir se a mancha foi causada por óleo e se o material teria sido descartado no local. No entanto, ainda não há conclusão sobre o assunto.

Por meio da assessoria de comunicação, a companhia ressaltou que a purificação da água nas estações de tratamento segue padrões rigorosos de eficiência e qualidade conforme as exigências dos órgãos de controle do saneamento. Além disso, afirmou que são feitos mais de 500 testes diários em cada unidade de tratamento e possui competência técnica reconhecida pelo Inmetro ISO 17.025, o que representa a garantia da qualidade da água distribuída. Somente após essas etapas, a água segue para os reservatórios, de onde é enviada aos imóveis para consumo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conheça a história de Nara Bigolin, uma das homenageadas do 1º Prêmio Ana Primavesi Anterior

Conheça a história de Nara Bigolin, uma das homenageadas do 1º Prêmio Ana Primavesi

Previsão do tempo: fim de semana deve ser marcado pelo frio e retorno da chuva na Região Central Próximo

Previsão do tempo: fim de semana deve ser marcado pelo frio e retorno da chuva na Região Central

Geral