Corsan explica motivos para falta de água recorrente em Santa Maria nas últimas semanas

Corsan explica motivos para falta de água recorrente em Santa Maria nas últimas semanas

Foto: Renan Mattos (Diário/Arquivo)

O rompimento de adutoras da Corsan tem gerado frequentes períodos de falta de água em Santa Maria e feito com que moradores questionem o porquê de problemas tão recorrentes nas redes da companhia. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Nas duas últimas semanas, o fornecimento foi afetado em 70% dos bairros por conta de dois rompimentos de adutoras responsáveis pela captação de água bruta no Rio Ibicuí. Além disso, na última segunda-feira (29), problemas pontuais foram registrados em uma rede que abastece, principalmente, imóveis da Região Sul de Santa Maria. 

De acordo com o gerente institucional da Corsan na região de Santa Maria, João Corim, os problemas têm relação com as fortes chuvas registradas em abril e maio em Santa Maria e região, que intensificaram a movimentação do solo e prejudicaram as estruturas subterrâneas que sustentam as tubulações de grande porte. As adutoras que fazem parte do sistema de captação e condução da água até a estação de tratamento passaram a registrar vazamentos e rompimentos de forma recorrente. 

– Os rompimentos que ocorreram, nos últimos 15 dias, foram em adutoras menores, de 350 milímetros, que ficam em regiões onde não se tinha o histórico de rompimentos anteriores. Elas ficam neste trecho que liga desde as barragens até a estação de tratamento que fica na Vila Vitória – explica. 

Conforme Corim, a canalização tem extensão aproximada de 20 km e percorre trechos dentro do leito do rio, mas também a margem do curso d’água, passando por áreas de mata e morro. 

Trabalho preventivo

Para diminuir o risco de rompimento, o gerente afirma que as equipes da Corsan realizam ações preventivas como a instalação de ventosas capazes de retirar o ar da tubulação e evitar problemas. 

– Nesta semana, também efetuamos uma manutenção corretiva na adutora de 600 milímetros, na localidade de Santo Antão, que registrou um vazamento e nós precisamos corrigir antes que ela rompesse, e aí o tempo que se leva para corrigir é muito maior. Quando o trabalho é planejado, é possível resolver mais rápido – destaca.

Nessas situações, o fornecimento de água também acaba sendo afetado, seja por oscilação de pressão ou desabastecimento. 

Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF inicia julgamento para equiparação de licenças para mães biológicas e adotivas; entenda Anterior

STF inicia julgamento para equiparação de licenças para mães biológicas e adotivas; entenda

Morre Ana Maria Lima e Silva Andrade, educadora e uma das fundadoras da Casa da Amizade Próximo

Morre Ana Maria Lima e Silva Andrade, educadora e uma das fundadoras da Casa da Amizade

Geral