Morre Ana Maria Lima e Silva Andrade, educadora e uma das fundadoras da Casa da Amizade

Morre Ana Maria Lima e Silva Andrade, educadora e uma das fundadoras da Casa da Amizade

Solidariedade e dedicação à educação marcaram os 90 anos de vida de Ana Maria Lima e Silva Andrade, que morreu na quinta-feira (1°), em Santa Maria. Na última semana, ela havia sido internada no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo e, após ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Francisco de Assis, acabou falecendo devido a complicações de uma pneumonia. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A cerimônia de despedida ocorre na manhã desta sexta-feira (2) na Capela Ipê Roxo, no Memorial São Martinho. O sepultamento ocorre a partir das 16h no Cemitério Municipal. 

Nascida em Santa maria, a pedagoga e pós-graduada em orientação educacional pela UFSM, era conhecida pelo trabalho desenvolvido junto a importantes entidades da cidade. 

Foi uma das fundadoras e presidente da Casa da Amizade e diretora social da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Ao longo de sua trajetória, também foi Secretária Municipal de Bem-Estar Social, além de professora e diretora de escolas do município. 

– Sou assim desde menina. Aprendi com o meu pai, o senhor Gumercindo Gonçalves da Silva. Ele era uma pessoa maravilhosa, que tinha solidariedade como estilo de vida. Ajudar quem precisa é uma forma de retribuir o bem que recebemos – afirmou ela,  em uma entrevista para a seção Com a Palavra, publicada na edição do Diário em 11 e 12 de março de 2017.

Motivo de orgulho e exemplo para a comunidade, o trabalho de Ana Maria foi reconhecido em diversas oportunidades com premiações. Entre elas, o troféu “Mulheres Maravilhosas da Boca do Monte” por ocasião das comemorações dos 129 anos de emancipação de Santa Maria, e o prêmio Mulher Cidadã da Câmara de Vereadores em 2011. 

Como educadora, foi homenageada pela 8ª Delegacia de Educação pelo trabalho desenvolvido nas escolas Marieta d’Ambrósio, Walter Jobim e Hugo Taylor.

Em 13 de maio deste ano, Ana Maria havia perdido o marido, o tenente-coronel do Exército Brasileiro Valdir Real de Andrade, que foi dirigente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), do Rotary Clube e do Hospital de Caridade. 

Ana Maria deixa o legado de dedicação à comunidade e a lembrança dos momentos vividos ao lado daqueles que amava. Ela deixa três filhos: Martha, José Luize Márcia, e cinco netos: Gabriela, Marcos, Caroline, Eduardo e Marcelo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corsan explica motivos para falta de água recorrente em Santa Maria nas últimas semanas Anterior

Corsan explica motivos para falta de água recorrente em Santa Maria nas últimas semanas

Vento norte se intensifica e irá manter as temperaturas elevadas neste sábado; domingo terá retorno da chuva Próximo

Vento norte se intensifica e irá manter as temperaturas elevadas neste sábado; domingo terá retorno da chuva

Geral