Entidade que representa médicos de família e comunidade pede alteração em exigência para vaga do concurso da prefeitura

Entidade que representa médicos de família e comunidade pede alteração em exigência para vaga do concurso da prefeitura

Foto: Reprodução/Canva

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), entidade nacional que reúne médicos que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros serviços de Atenção Primária em Saúde, enviou um ofício à prefeitura de Santa Maria, na terça-feira (30), orientando que seja feita uma modificação nas exigências necessárias para o preenchimento do cargo de médico de saúde da família no edital do concurso público que está aberto. 

 ​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

De acordo com o documento, o edital não exige nenhuma especialidade médica para atuação em UBSs, o que contraria a Política Nacional de Atenção Básica, que aponta a importância de profissionais especializados para o atendimento adequado à população. 

Conforme o edital do concurso, os únicos requisitos para a vaga são possuir curso superior em Medicina e habilitação legal para exercício da profissão.

O concurso

As inscrições para o concurso público estão abertas desde o dia 16 de julho e vão até 14 de agosto pelo site da Fundação La Salle. São ofertadas 52 vagas e cadastro reserva para diversas áreas. Ao todo, 61 cargos estão contemplados. A data provável da prova objetiva é 15 de setembro (para área da educação) e 29 de setembro de 2024 (para área de saúde e geral). 

O edital inclui uma vaga para o cargo de médico de saúde da família com carga horária de 40h e remuneração de R$ 15.271,97.

Impactos nos atendimentos

Conforme o diretor de Exercício Profissional e Mercado de Trabalho da SBMFC, Ricardo Heinzelmann, na prática, isso pode fazer diferença na qualidade do atendimento de saúde prestado à população, já que o médico de família e comunidade é o especialista apto a prestar atendimento médico geral e integral nas unidades básicas. 

O profissional é capaz de auxiliar indivíduos, famílias e comunidades, independentemente de faixa etária e em todos os ciclos vitais: nascimento, infância, adolescência, vida adulta e tardia.

– A intenção da Política Nacional de Atenção Básica é que as Unidades Básicas resolvam cerca de 90% dos problemas de saúde e tenham necessidade de encaminhar um pequeno número de pacientes. Mas, para isso, é preciso ter médicos com a formação adequada, que seria justamente a Medicina de Família e Comunidade – explica Heinzelmann.

Atualmente, o profissional obtém a titulação após concluir residência médica em Medicina de Família e Comunidade ou aprovação no concurso para obtenção do título de especialista, equivalente à residência pela legislação vigente.

Segundo o representante da entidade, ações estão sendo feitas em diversas cidades do país para conscientizar as prefeituras sobre a importância dessa exigência nos editais de concursos públicos. 

– O edital atual da prefeitura pode manter a fragilidade de muitas unidades básicas onde a população se queixa de médicos com pouca capacidade resolutiva – afirma o médico. 

Prefeitura afirma que edital está de acordo com a lei

Questionada sobre a possibilidade de alteração nas exigências do edital, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas afirmou que, mesmo diante do apontamento da entidade médica, não há impedimento legal para os requisitos previstos no concurso público em questão. 

"Nesse sentido, considerando o Princípio da Legalidade, previsto no artigo 37, caput, da Constituição Federal, o qual vincula as ações da Administração às previsões legais, a prefeitura informa que não haverá alteração no referido edital, uma vez que o mesmo está de acordo as legislações vigentes, o que garante sua validade e legitimidade", diz a nota enviada ao Diário.

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assinada parceria para investimentos em melhorias no Parque da Medianeira; confira o projeto Anterior

Assinada parceria para investimentos em melhorias no Parque da Medianeira; confira o projeto

Quinta tem céu ensolarado e máxima de 29°C à tarde; calor elevado segue até sábado Próximo

Quinta tem céu ensolarado e máxima de 29°C à tarde; calor elevado segue até sábado

Geral