Com a redução da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida no Brasil, a projeção é que, em 2060, mais de 25% da população brasileira seja de idosos, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, as políticas públicas voltadas para os idosos são cada vez mais importantes. Esta quarta-feira é marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em Santa Maria, apesar do trabalho intenso da única Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI) do interior do Estado, o número de casos de maus-tratos já ultrapassou a quantidade de casos de todo o ano passado.
Jovem usou imagens pornográficas de menina de 11 anos para assediá-la, diz polícia
Conforme o delegado titular da DPI, José dos Santos Araújo, os três crimes com mais incidência em Santa Maria são ameaça, lesão corporal e estelionato. Só em 2015, foram concluídos e remetidos à Justiça 170 inquéritos por ameaças a idosos. Nesses casos, ainda de acordo com o delegado, 85% dos crimes acontecem no ambiente familiar e pouco mais da metade das vítimas são homens.
Suspeito de assassinar jovem em São Sepé vai se apresentar à polícia
– O número de registros tem se mantido nos últimos anos, com um pequeno acréscimo ano a ano. Creditamos isso ao fato dos idosos estarem mais cientes dos seus direitos, então, eles procuram mais a delegacia – explica o delegado.
Adolescente teria sido abusado sexualmente por casal em Santa Maria