Violência

Ameaça é o crime mais cometido contra idosos em Santa Maria

Naiôn Curcino

"

Com a redução da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida no Brasil, a projeção é que, em 2060, mais de 25% da população brasileira seja de idosos, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, as políticas públicas voltadas para os idosos são cada vez mais importantes. Esta quarta-feira é marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em Santa Maria, apesar do trabalho intenso da única Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI) do interior do Estado, o número de casos de maus-tratos já ultrapassou a quantidade de casos de todo o ano passado.

Jovem usou imagens pornográficas de menina de 11 anos para assediá-la, diz polícia

Conforme o delegado titular da DPI, José dos Santos Araújo, os três crimes com mais incidência em Santa Maria são ameaça, lesão corporal e estelionato. Só em 2015, foram concluídos e remetidos à Justiça 170 inquéritos por ameaças a idosos. Nesses casos, ainda de acordo com o delegado, 85% dos crimes acontecem no ambiente familiar e pouco mais da metade das vítimas são homens.

Suspeito de assassinar jovem em São Sepé vai se apresentar à polícia

– O número de registros tem se mantido nos últimos anos, com um pequeno acréscimo ano a ano. Creditamos isso ao fato dos idosos estarem mais cientes dos seus direitos, então, eles procuram mais a delegacia – explica o delegado.

Adolescente teria sido abusado sexualmente por casal em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Justiça julga liminar que pedia desocupação das escolas estaduais

Próximo

Oito escolas estaduais de Santa Maria seguem ocupadas

Geral