Alzheimer, lúpus e fibromialgia; quem nunca ouviu falar dessas doenças?

Frequentemente chegam em nossas mãos temas de saúde que exigem de todos os profissionais uma atenção maior do que o caminho natural, seja porque os temas são complexos na sua natureza, seja porque sua abrangência sócio-cultural impacta diretamente na cotidianidade das pessoas.

Três temas

No calendário do Ministério da Saúde, no menor mês do ano, são abordadas três condições crônicas diferentes, que ao redor do mundo afetam diferentes pessoas e causam debilidades em si, e que pede de todos uma sensibilidade, atenção e apoio. As debilidades crônicas são: Alzheimer, Lúpus e fibromialgia.

Alzheimer

Quem nunca ouviu falar dessa doença? Quem nunca se perguntou e se eu for acometido(a) por ela como serão os meus passos? Contudo, é uma doença neurodegenerativa, que afeta as funções cerebrais, causando perda de memória, mudanças comportamentais e atividades de vida diária.

Fiz uma pausa nos temas de fevereiro, mas agora voltamos… O lúpus é uma doença autoinume, cujo significado é que uma pessoa produz anticorpos capazes de combater doenças, mas no caso do lúpus, esses anticorpos atacam a o próprio tecido saudável.

As pessoas que possuem essa doença devem atentar-se para seu corpo e ter um bom acompanhamento médico.

Prevenção

Não há um dispositivo capaz de prevenir completamente ou até mesmo antever a ocorrência desta debilidade, mas é possível adotar hábitos de vida saudáveis, como atividade física, dieta saudável e equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool.

Para não esquecer

Estamos com a dose da vacina bivalente para a COVID 19. Iniciando sua aplicação em todo rede estadual no dia 14/02. Essa é uma possibilidade de sermos mais rápidos que o vírus na sua disseminação, uma vez que, a vacinação protege contra as variantes do coronavírus, incluindo a Ômicron.

É preciso lembrar…

… que para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. Neste momento, a aplicação das doses estão direcionadas aos idosos, com ênfase nas Instituições de longa permanência (ILPI).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A festa do povo se aproxima e Santa Maria vive o carnaval Anterior

A festa do povo se aproxima e Santa Maria vive o carnaval

População enfrenta longas filas e horas de espera para fazer matrícula e transferência na rede pública de ensino Próximo

População enfrenta longas filas e horas de espera para fazer matrícula e transferência na rede pública de ensino

Geral