alimentação

AHTURR planeja ofício que pede inclusão de restaurantes na lista de serviços essenciais

Natália Müller Poll

A Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr) pretende enviar um ofício ao Estado, solicitando a inclusão de restaurantes na lista de serviços essenciais, caso a região permaneça na bandeira vermelha de classificação de risco de contágio da Covid-19. 

Nesta segunda-feira, UTI do Husm chegou a 95% de ocupação

Segundo o presidente da associação, Emerson Nereu, houve uma reunião com a prefeitura na tarde dessa segunda-feira, onde foi abordada a possibilidade de Santa Maria retornar à bandeira laranja. E, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom teria esclarecido que aguarda posição do governo do Estado em relação ao pedido de mudança de bandeira. 

- Estamos aguardando pronunciamento do prefeito que, segundo ele, pode acontecer até as 22h. Se nesse pronunciamento o prefeito anunciar que a cidade vai retornar para a bandeira laranja, daí não precisaremos recorrer ao Estado, mas se continuarmos na bandeira vermelha, a Ahturr vai elaborar e apresentar ao governador uma alternativa para incluir restaurantes como serviços essenciais - explica Nereu.

Inclusão de sete novos leitos é alternativa para reverter bandeira vermelha na região

Ele conta, ainda, que uma equipe de advogados já está pesquisando um modelo de ofício, que se for mesmo emitido, vai conter justificativas para tal pedido.

- Explicaremos que um restaurante é menos arriscado do que um mercado. No restaurante, o cliente senta e não circula pelos espaços, nem encosta nos alimentos e em diversas superfícies. No supermercado, é bem mais difícil ter esse tipo de controle. Tem também a necessidade de quem trabalha fora e não pode cozinhar em casa. E, também, a saúde mental, que é importante para muita gente sair de casa e com segurança - diz o presidente da Ahturr.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MP dá prazo de 48h para municípios se adequarem à bandeira vermelha Anterior

MP dá prazo de 48h para municípios se adequarem à bandeira vermelha

Morre idosa vítima de incêndio em São Gabriel Próximo

Morre idosa vítima de incêndio em São Gabriel

Geral