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Aeroporto de Santa Maria já pesa e mede bagagens de mão

Deni Zolin

Foto: Arte Folhapress

A fiscalização do tamanho e do peso das bagagens de mão e mochilas e sacolas de item pessoal já começou no Aeroporto Civil de Santa Maria - foi antes mesmo da entrada em vigor da medida em aeroportos como o Salgado Filho, em Porto Alegre.

Desde quarta-feira, os passageiros que embarcam nos voos da Azul em Santa Maria são abordados e têm de passar as bagagens de mão e as mochilas e bolsas por regras de gabarito, para medir e ver se os tamanhos estão dentro do limite tolerado. Se excederam o tamanho ou o peso, o passageiro precisa voltar ao balcão de atendimento (check-in) e despachar a mala como bagagem normal, que será transportada no bagageiro do porão do avião, o que é cobrado.

No caso da Azul Linhas Aéreas, que faz os voos de Santa Maria a Porto Alegre, a taxa de bagagem com direito a despachar uma mala de até 23 quilos custa R$ 60, se pagar com antecedência, via internet, ou de R$ 120 se o passageiro pagar na hora do embarque. Portanto, se for levar uma mala pequena como bagagem de mão, confira antes se ela não pesa mais de 10 quilos e se tem as dimensões do quadro acima para não ser pego de surpresa e ter de pagar R$ 120 para despachá-la como bagagem normal.

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Além da mala de bagagem de mão, cada passageiro pode levar uma bolsa ou mochila como item pessoal, que também não pode ultrapassar o tamanho indicado no quadro acima. Em geral, esses itens pessoais não extrapolam o tamanho permitido. Mas é preciso ter cuidado porque agora a Azul e outras companhias aéreas não estão aceitando mais que o passageiro embarque com várias sacolas e bolsas como bagagens de mão, como ocorria até agora. O limite é uma mala pequena e uma bolsa ou mochila por passageiro. Essa limitação, que já existia há dois anos, não era cobrada de todos os passageiros e, agora, a fiscalização está sendo intensificada.

MUDANÇA EM OUTROS TERMINAIS
Como essa regra já existe desde 2017, aqui em Santa Maria o cumprimento passou a ser adotado na quarta-feira e a fiscalização é feita pelos próprios funcionários da Azul, sem que fosse dado prazo para orientação aos passageiros. Em grandes aeroportos do país, as companhias aéreas contrataram duas empresas terceirizadas para fazer a checagem do tamanho das bagagens de mão.

Como as empresas estão se preparando para começar a fiscalização, foi definido um cronograma de implantação da cobrança, que começa com um prazo de orientação aos passageiros. Na quarta, a orientação começou nos aeroportos de Brasília, Curitiba, Natal e Campinas, indo até 24 de abril. Depois dessa data, as bagagens de mão que excederam o tamanho não poderão embarcar e terão de ser despachadas, com pagamento.

No caso do Salgado Filho, em Porto Alegre, e nos quatro grandes aeroportos de Rio e São Paulo, a orientação começará em 24 de abril e vai até 12 de maio.

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