A vida pulsa

Igor Müller

Final de tarde de outono em um passado não muito distante… O sol se põe avermelhado, preguiçoso, atrás dos morros do horizonte. O vento ainda não é gelado, como no inverno, mas já exige uma manga longa. Com o fim de tarde, vem o silêncio. A cidade se aquieta, o barulho dos carros diminui, as pessoas somem, e a solidão e o abandono ganham força. A noite cai, as portas e as janelas se fecham, mas não apenas pelo frio, também pelo medo. Medo de ser visitado por aqueles que não fazem o bem, medo do esquecimento, medo de desaparecer.

Atualmente, antes mesmo de iniciar o dia de trabalho, as pessoas combinam um encontro. O vaivém toma conta das ruas. A casa, antes abandonada, sem vida, agora é um negócio pulsante. Recebe as pessoas, elas interagem, conversam, dão gargalhadas, e o resultado de tudo isso é o retorno da vida à Vila Belga.

As ruas abandonadas de outrora, agora estão cheias de veículos disputando estacionamento para viver a Vila. Prédios que antes choravam de abandono, saudosos pelo carinho das pessoas, agora recebem amigos que confraternizam. Os postes que antes pareciam velas se apagando, agora irradiam luz. A economia criativa dá vida ao Brique. O retorno da vida à Vila Belga não acontece apenas através de um CPF ou de um CNPJ. O retorno da vida é fruto da cooperação de muitos Kalus, Myrnas, Paulos, entidades, instituições e de um grande articulador, um maestro, perito na arte de aproximar, Rodrigo Decimo. O retorno da Vila é sinônimo de acolhimento, de segurança, de respeito ao passado, de desenvolvimento. É sinônimo de vida. Parabéns Vila Belga!

Jogar o jogo

Esse texto não é um comentário esportivo, é sobre estratégia. Na semana passada, o Grêmio enfrentou o ABC Futebol Clube, de Natal, pela Copa do Brasil.

Cenário do time gaúcho: desfalcado. O jogo anterior, final do Campeonato Gaúcho de 2023, resultou em desgaste físico, atletas lesionados – um dos principais articuladores e o craque do time fora da partida nacional.

Cenário do adversário: jogadores que buscavam contato físico, altos, fortes na jogada de bola aérea e 32 jogos de invencibilidade em casa.

Quando o tricolor gaúcho entrou em campo, percebemos que o líder, Renato Portaluppi, fez muito bem a leitura de seus pontos fracos e das ameaças do confronto. Na gestão de qualquer negócio usamos uma ferramenta chamada matriz Swot para esta análise. Porém, só essas informações não bastavam. Era preciso montar a estratégia e jogar o jogo.

A estratégia teve algumas ações determinantes, como fortalecer a zona de defesa, aumentando um zagueiro para proteger a área, mesmo que esse esquema de jogo prejudicasse a maneira que o time gosta de jogar.

Com a bola rolando, pode-se perceber que Renato preparou seu time para saber sofrer o tempo necessário: se protegeu praticamente sem atacar até que o ABC cansou. Quando isso aconteceu, os pontos fortes do tricolor – qualidade técnica – prevaleceram. Resultado: dois a zero fora de casa.Saber fazer a leitura certa do cenário, ter clareza de seus pontos fortes e fracos, saber sofrer quando for preciso, saber jogar o jogo.. tudo isso é fundamental para uma equipe ser vencedora, em qualquer nicho do mercado.

Comodidade é a palavra-chave

A compra online de alimentos e bebidas cresceu 128% em 2022 quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Correio Braziliense, que também aponta um crescimento de 6% na quantidade de pessoas que compram pela web.

Quais as causas do aumento e mudança de hábito do consumidor? A pesquisa mostra que a praticidade é um dos principais fatores. Resolver tudo em “cliques”, sem pressa, sem pressão de filas e no conforto de casa faz muita diferença.

Porém, empreendedor, ter uma loja na internet não é sinônimo de agilidade e praticidade. É necessário prestar atenção aos processos que entregam comodidade ao cliente, como frete e opções de pagamento.

As lojas físicas começam a surfar na busca pela comodidade já que o consumidor está preferindo o conforto e o aconchego de uma loja pequena ao invés de grandes estruturas. Neste sentido, estacionamentos, atendimento personalizado e, principalmente, agilidade nos serviços fazem a diferença na hora da escolha.

Bem estar da equipe = Necessidade

A saúde do ambiente de trabalho preza pelo bem estar do colaborador e, é sim, sinônimo de retenção de talentos.O gasto de energia em atração, seleção, formação e demissão é enorme nos tempos atuais. Neste círculo vicioso, a saúde do ambiente de trabalho interfere diretamente no resultado. Ajude a construir um ambiente de trabalho mais saudável, positivo, agradável, com hábitos que somam, com ações que beneficiam, com uma comunicação cada vez mais clara e renove o bem estar do seu time.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atirador a cavalo executa adolescente na região oeste de Santa Maria Anterior

Atirador a cavalo executa adolescente na região oeste de Santa Maria

Sem biometria, Santa Maria seguirá com 2º turno na eleição de 2024 Próximo

Sem biometria, Santa Maria seguirá com 2º turno na eleição de 2024

Geral