Número de mortes em decorrência das enchentes aumenta para 163 nesta quinta; 64 pessoas seguem desaparecidas

Número de mortes em decorrência das enchentes aumenta para 163 nesta quinta; 64 pessoas seguem desaparecidas

Foto: Beto Albert (Diário)

As enchentes que atingem o Estado desde o fim de abril causam transtornos em 469 municípios gaúchos. Conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na tarde desta quinta-feira (23), mais um óbito foi registrado. Os dados recentes indicam 163 vítimas. 


O número de desaparecidos diminuiu. Em todo o Rio Grande do Sul, há 64 pessoas desaparecidas. Os eventos climáticos deixaram 806 pessoas feridas e mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Na região, duas pessoas seguem desaparecidas: Willian da Silva Ramos e Elias Morais Pohlmann, em Agudo


A Defesa Civil do Estado orienta que as pessoas verifiquem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a recomendação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista. Veja a lista aqui.


Em todo o Estado, cerca de 581 mil pessoas estão desalojadas. Aqui, você confere a evolução do número de mortos, desaparecidos e de cidades afetadas em um gráfico.


Confira os dados:

  • Municípios afetados: 469
  • Pessoas em abrigos: 65.762
  • Desalojados: 581.643
  • Afetados: 2.342.460
  • Feridos: 806
  • Desaparecidos: 64
  • Óbitos confirmados: 163
  • Óbitos em investigação*: 0
  • Pessoas resgatadas: 82.666
  • Animais resgatados: 12.440
  • Efetivo: 27.751
  • Viaturas: 4.068
  • Aeronaves: 14
  • Embarcações: 253

*Com informações do boletim divulgado às 18h desta quinta-feira (23) pelo Governo do Estado.


Serviços

As enchentes também causam transtornos como problemas no fornecimento de água e energia elétrica. Na manhã desta quinta, pelo menos 89 mil pontos estão sem energia na área de coberta da RGE. Em relação ao abastecimento de água, a Corsan segue trabalhando em pontos específicos. Já os serviços de telefonia e internet das empresas Tim e Claro foi normalizado, enquanto o sinal da Vivo segue indisponível em três municípios do Estado.


Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.


Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa Civil de Agudo estima que o Rio Jacuí deve chegar nos mesmos patamares da enchente de novembro com as chuvas das últimas horas Anterior

Defesa Civil de Agudo estima que o Rio Jacuí deve chegar nos mesmos patamares da enchente de novembro com as chuvas das últimas horas

Volume de chuva ultrapassa os 100 milímetros em Santa Maria nesta quinta; confira os acumulados na região Próximo

Volume de chuva ultrapassa os 100 milímetros em Santa Maria nesta quinta; confira os acumulados na região

Geral