Santa Maria registra alagamentos em decorrência das fortes chuvas e locais de risco entram no radar da Defesa Civil

Santa Maria registra alagamentos em decorrência das fortes chuvas e locais de risco entram no radar da Defesa Civil

Foto: prefeitura de Santa Maria (Divulgação)

A Defesa Civil de Santa Maria reforçou, nesta quinta-feira (23), o monitoramento dos locais com riscos de inundações ou deslizamentos no município. Pontes e galerias também estão no radar da fiscalização, em decorrência do aumento do fluxo de água nas sangas e arroios.



+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


De acordo com informações divulgadas pela prefeitura de Santa Maria, foram registrados alagamentos nas localidades de Alto da Colina, no Bairro Camobi; Vila Schirmer, no Bairro Presidente João Goulart; Portelinha, no Bairro Lorenzi; além de pontos dos bairros São José e Caturrita. Em alguns destes locais, o sistema de coleta de esgoto está transbordando, o que pode gerar alagamentos de residências.


Na Vila Schirmer, o cuidado é redobrado em virtude da elevação do nível do Rio Vacacaí-Mirim, que também pode afetar a localidade de Estação dos Ventos e Vila Bilibiu. Também passam por acompanhamento todas as pontes e acessos do interior do município, que receberam ajustes temporários para a retomada do tráfego nas últimas semanas.


Ainda na quarta-feira (22), na Rua Cruz Alta, Vila Bela União, Bairro Caturrita, uma galeria cedeu causando um processo erosivo próximo de uma ponte sobre um afluente do Arroio Cadena. A estrutura passou por vistoria da Defesa Civil nesta quinta e já foi liberada. Também passa por vistoria o viaduto férreo da Rua Manoel Souza da Rocha, na Vila Nossa Senhora da Conceição.


A Vila Fighera, no distrito de Arroio Grande, também é monitorada. Segundo a prefeitura, na localidade, a erosão do solo devido às chuvas ocasionou a queda parcial de um poste. 


Ainda na noite de quarta-feira, uma família residente na Rua Livro do Apocalipse, no Bairro Nova Santa Marta, solicitou resgate à Defesa Civil e foi encaminhada em segurança para o abrigo na Igreja Santa Catarina, no Bairro Itararé. 


Até o início da tarde desta quinta-feira, tanto Bombeiros quanto Brigada Militar não receberam não registraram ocorrências ou pedidos de resgate devido às chuvas, segundo a prefeitura.


Em caso de emergência, ligue ou mande mensagem

Por conta da instabilidade de sinal, os serviços de emergência possuem números alternativos para contato. Saiba mais aqui. Se precisar de ajuda, entre em contato por ligação ou mensagem de WhatsApp por meio dos números:


• Ciosp: 153, (55) 99217-8122 (WhatsApp), (55) 99167-4728 (WhatsApp), (55) 99167-8452 (WhatsApp), e (55) 3174-1552


• Defesa Civil: (55) 3174-1552 (ramal 2) e (55) 99110-7940 (WhatsApp)


• Corpo de Bombeiros: 193, e (55) 98454-5968 (WhatsApp)


• Samu: (51) 33200-100, (51) 33220-192 e (55) 3307-9737


• Comando Rodoviário da Brigada Militar: (55) 3225 1009


*Com informações da prefeitura de Santa Maria.

 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa Civil alerta para risco de inundação com aumento do nível no Rio Jacuí Anterior

Defesa Civil alerta para risco de inundação com aumento do nível no Rio Jacuí

Mesmo com chuva, Exército segue com montagem de ponte móvel entre Santa Maria e Quarta Colônia Próximo

Mesmo com chuva, Exército segue com montagem de ponte móvel entre Santa Maria e Quarta Colônia

Geral