“Água até aqui”: grupo cria adesivos que simulam o nível das enchentes no Rio Grande do Sul

Os adesivos foram colados na Avenida Paulista, em São Paulo.Foto: Daniel Pinheiro (Divulgação)

Nas últimas semanas, as imagens que mostram os estragos da pior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul ganharam repercussão nacional e mundial. Mas, para quem está longe, pode ser difícil imaginar a verdadeira dimensão das enchentes que atingiram diversos municípios desde o fim de abril. E foi pensando em chamar a atenção da população que o coletivo Água Até Aqui criou uma campanha que mostra visualmente até onde subiu a água no território gaúcho.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A iniciativa foi criada por gaúchos que moram em São Paulo. Por lá, a campanha começou nas proximidades da Avenida Paulista, Vila Madalena e Consolação. Os adesivos com a frase “água até aqui” foram colados a aproximadamente três metros do chão, mostrando o nível da água do Rio Guaíba em um dos principais pontos da capital paulista.

Muito além do sentimento de conscientização, a campanha busca alertar sobre as mudanças climáticas e envolver mais pessoas em prol da causa que atinge 90% dos municípios do Estado.

Agora, o adesivo já pode ser visto em outras cidades do país como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, entre outros estados.


Faça parte da campanha

Com a popularização da campanha, o adesivo já pode ser visto em diversas cidades do país como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.Foto: Daniel Pinheiro (Divulgação)

O modelo do adesivo foi disponibilizado gratuitamente nas redes sociais. O grupo recomenda que o material não seja colado em estátuas e patrimônios históricos, apenas em postes e paredes consideradas "menos importantes". 

Passo a passo

  • Faça o download e imprima o adesivo. Se preferir, crie a sua arte;
  • Cole a mensagem — aproximadamente 3 metros do chão;
  • Tire fotos e publique usando a hashtag #ÁguaAtéAqui.

Material necessário

  • Adesivo
  • Escada
  • Câmera

Boas notícias

Nível do Guaíba fica abaixo de 4 metros pela primeira vez desde o início das chuvas no Estado.Foto: prefeitura de Porto Alegre (Divulgação)

Após mais de 20 dias, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo de quatro metros. A medição feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) no cais Mauá na manhã desta quarta (22) mostra que o nível da água caiu para 3,91 metros. 

O nível continua acima da cota de inundação, que é de 3 metros, mas, a boa notícia é que o número está cada vez mais longe do nível máximo de 5,35 metros, registrado no começo de maio — cota que superou a cheia de 1941, quando o Guaíba alcançou a marca dos 4,76 metros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região tem sete municípios em estado de calamidade e outros 26 em situação de emergência Anterior

Região tem sete municípios em estado de calamidade e outros 26 em situação de emergência

Mais de 2 mil pessoas em 13 municípios recebem valores do pix do Estado nesta semana Próximo

Mais de 2 mil pessoas em 13 municípios recebem valores do pix do Estado nesta semana

Geral