
Foto: Charles Guerra (arquivo)
Há 100 anos, um tratado pôs fim a 11 meses de conflito entre republicanos e libertadores no Rio Grande do Sul. A Revolução de 1923 foi o movimento armado em que lutaram de um lado os partidários do governo de Borges de Medeiros (chimangos) e, de outro, os oposicionistas de Assis Brasil (maragatos). O Pacto de Pedras Altas foi o acordo pela paz e o fim da revolução. Ele foi assinado em 14 de dezembro daquele ano, no município de Pedras Altas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para marcar o centenário desse tratado de pacificação, um grupo de tradicionalistas da região realizará uma solenidade na Praça Central de Rosário do Sul, no próximo sábado (16). O evento se inicia às 10h e contará com uma homenagem a Honório Lemes, importante general da revolução que viveu e está enterrado na cidade. Será feito o toque de clarim e entrega de uma coroa de flores no mausoléu do general, no Cemitério Municipal.
Também haverá uma cavalgada com cavaleiros de outras cidades da região. O evento tem o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da prefeitura de Rosário do Sul, da Câmara de Vereadores de Rosário do Sul e de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).
Programação
15 de dezembro
- 12h - Recepção das representações a cavalo com inspeção veterinária no GNF Farroupilha, em Rosário do Sul
- 20h - Jantar
16 de dezembro
- 7h - Café
- 9h - Saída da cavalgada
- 10h - Solenidade na Praça Central
- Após retorno da cavalgada com parada no Cemitério São Sebastião, para homenagens ao General Honório Lemes.
- 12h - Confraternização pelo Pacto de Pedras Altas, no GNF Farroupilha
- Entrega de certificados aos participantes