Foto: João Alves/PMSM
A comunidade acaba de ganhar um projeto de inclusão social de pessoas com deficiência ou necessidades especiais, com a criação do Centro de Equoterapia Coração do Rio Grande (Cecor).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na manhã desta quinta-feira (15), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica, celebrado entre o Exército Brasileiro, por intermédio do Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (Apae).
A iniciativa do Comando da 3ª DE foi viabilizada pela Seção de Assistência Social da Guarnição de Santa Maria (SAS). Segundo o coronel Leonardo Vieira Londero, chefe da seção, o projeto é um desejo antigo, mas que começou a ser fomentado a partir de 2022.
– Encontramos na Apae uma entidade parceira e buscamos, por meio da legislação, uma forma de viabilizar essa parceria. Hoje, estamos concretizando esse senho com a assinatura do acordo de cooperação – relata.
O documento foi assinado pelo comandante da 3ª DE, general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, e o diretor da Apae, Cezar Augusto Gehm.
A atividade
A Equoterapia é uma alternativa terapêutica utilizada para a reabilitação física, psíquica e social de crianças e adolescentes com deficiência.
O ciclo completo do passo do cavalo produz oscilações no corpo do animal que são emanadas ao corpo do praticante, promovendo movimentações articulares, que exigirá do praticante certa harmonia da musculatura e orientação espacial, fazendo com que adquira consciência corporal e perceba suas funções, trazendo para si grandes benefícios.
A coordenadora da Assistência Social da Apae, Andreia Paulus Moraes Peripolli, destaca que esse tipo de atendimento é fundamental para a reabilitação das crianças e adolescentes já referenciadas da instituição.
Andreia explica que o próximo passo será assinar um termo de fomento com o município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para arrecadação de recursos. Logo após, serão selecionados e capacitados os profissionais especialistas nas áreas de psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia. Depois disso, as equipes estarão preparadas para iniciarem os atendimentos.
O atendimento
As sessões de Equoterapia ocorrerão no Centro Hípico da Guarnição de Santa Maria, que fica no Campo de Instrução (Cism). Inicialmente, serão 20 vagas semanais. Além do local, a 3ª Divisão do Exército disponibilizará os animais, os profissionais e os equipamentos de montaria necessários para os atendimentos.