Parceria entre Exército e Apae cria Centro de Equoterapia em Santa Maria

Parceria entre Exército e Apae cria Centro de Equoterapia em Santa Maria

Foto: João Alves/PMSM

A comunidade acaba de ganhar um projeto de inclusão social de pessoas com deficiência ou necessidades especiais, com a criação do Centro de Equoterapia Coração do Rio Grande (Cecor). 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Na manhã desta quinta-feira (15), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica, celebrado entre o Exército Brasileiro, por intermédio do Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (Apae).

 
A iniciativa do Comando da 3ª DE foi viabilizada pela Seção de Assistência Social da Guarnição de Santa Maria (SAS). Segundo o coronel Leonardo Vieira Londero, chefe da seção, o projeto é um desejo antigo, mas que começou a ser fomentado a partir de 2022.

 
– Encontramos na Apae uma entidade parceira e buscamos, por meio da legislação, uma forma de viabilizar essa parceria. Hoje, estamos concretizando esse senho com a assinatura do acordo de cooperação – relata.
O documento foi assinado pelo comandante da 3ª DE, general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, e o diretor da Apae, Cezar Augusto Gehm.

 

A atividade

A Equoterapia é uma alternativa terapêutica utilizada para a reabilitação física, psíquica e social de crianças e adolescentes com deficiência. 


O ciclo completo do passo do cavalo produz oscilações no corpo do animal que são emanadas ao corpo do praticante, promovendo movimentações articulares, que exigirá do praticante certa harmonia da musculatura e orientação espacial, fazendo com que adquira consciência corporal e perceba suas funções, trazendo para si grandes benefícios.

 
A coordenadora da Assistência Social da Apae, Andreia Paulus Moraes Peripolli, destaca que esse tipo de atendimento é fundamental para a reabilitação das crianças e adolescentes já referenciadas da instituição.


Andreia explica que o próximo passo será assinar um termo de fomento com o município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para arrecadação de recursos. Logo após, serão selecionados e capacitados os profissionais especialistas nas áreas de psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia. Depois disso, as equipes estarão preparadas para iniciarem os atendimentos.


O atendimento

As sessões de Equoterapia ocorrerão no Centro Hípico da Guarnição de Santa Maria, que fica no Campo de Instrução (Cism). Inicialmente, serão 20 vagas semanais. Além do local, a 3ª Divisão do Exército disponibilizará os animais, os profissionais e os equipamentos de montaria necessários para os atendimentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Com programação estendida, Calourada 2024 terá seis dias de duração na Gare Anterior

Com programação estendida, Calourada 2024 terá seis dias de duração na Gare

Busto de Paul Harris é furtado pela segunda vez no centro de Santa Maria Próximo

Busto de Paul Harris é furtado pela segunda vez no centro de Santa Maria

Geral