“A professora tem sofrido bullying e por um erro pequeno é vítima de uma injustiça”, diz advogado de mulher filmada gritando com aluno

Redação do Diário

“A professora tem sofrido bullying e por um erro pequeno é vítima de uma injustiça”, diz advogado de mulher filmada gritando com aluno

Afastada pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) após a instauração de um procedimento que apura um suposto caso de assédio contra um estudante de 17 anos, a professora Ana Karla Kraemer, que leciona na Escola Estadual São Sepé, também passa por tratamento psicológico e psiquiátrico, segundo Ivan Cezar Ineu Chaves, um dos advogados que a representa. Ele informou que a cliente se reservará a falar sobre o caso e que a divulgação dos fatos não representa a realidade:

– Ela foi provocada e deu uma resposta. Não se cogita, aqui, se foi uma resposta excessiva ou não, mas era um assunto para ser tratado no ambiente escolar e não desta forma. Foi muito grave por dois motivos. O primeiro, é que é um vídeo sem autoria, clandestino. O segundo, é que o vídeo foi editado e publicado nas redes sociais. Estamos preservando a professora que tem uma vida inteira dedicada ao magistério. Há muito tempo, a professora tem sofrido bullying e por um erro pequeno é vítima de uma injustiça – relata Chaves.

Na tarde desta terça-feira, o advogado do aluno envolvido na discussão foi procurado pelo Diário, mas o telefone estava desligado. Segundo publicado em g1 RS, a defesa da professora teria entrado em acordo com a mãe do adolescente de 17 anos. O acerto foi feito na segunda-feira (26). A família do estudante afirmou que existe um termo de confidencialidade que impede a divulgação de detalhes do que foi acordado. No entanto, é possível dizer que ele evita que seja movido um processo contra o Estado devido ao comportamento da professora Ana Karla Kraemer.

O caso

O episódio, que aconteceu no dia 6 de dezembro durante uma aula de geografia do 1º ano, foi registrado em vídeo no qual a professora questiona o aluno: “Minha casa tem seis banheiros! Quantos tem a tua? Quantas casas tu tem? Quantos apartamentos na praia tu tem? Quantos carros tu tem?”. O aluno, que tem 17 anos, responde: “Agora, tu é melhor do que eu porque tu tem mais casas e mais coisas?”. No que a professora retruca: “recalcado! Tu é um recalcado!”. E o registro se encerra com o aluno se desculpando: “Então tá. Desculpa, então, se eu fui aí do teu lado. Não posso chegar do teu lado. Não chego mais”.

A 8ª CRE, com sede em Santa Maria, instaurou um procedimento administrativo para averiguar o caso. De acordo com o coordenador José Luís Viera Eggres, a professora foi afastada de forma provisória. Caso se entenda que houve a agressão, poderá ser aberta uma sindicância que pode resultar em punições, entre elas, exoneração.

VÍDEO: ‘Minha casa tem seis banheiros! Quantos tem a tua?’; professora grita com aluno e é afastada em São Sepé

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acabou o ano. E agora? Anterior

Acabou o ano. E agora?

20% já quitaram IPVA 2023. Saiba como pagar até até quinta com o desconto máximo Próximo

20% já quitaram IPVA 2023. Saiba como pagar até até quinta com o desconto máximo

Geral