Pelo menos 65 famílias invadiram, durante o final de semana, uma área que pertence à Escola Estadual Padre José de Anchieta, em Rosário do Sul. Os ocupantes instalaram barracas no terreno e começaram, inclusive, a colocar madeiras e cercas para separar os lotes.

A invasão teria começado no domingo. A maior parte da área pertence ao governo do Estado. Cerca de 10% do terreno é de propriedade da prefeitura. Recentemente, o município havia cedido sua área para uma escola de samba do município.
Nesta segunda-feira, a direção da escola, que atende crianças do Ensino Fundamental, registrou ocorrência na polícia. Neste mesmo dia, a prefeitura ingressou na Justiça com pedido de reintegração de posse.
Segundo a professora Magda Machado, ex-diretora da Padre José de Anchieta, o terreno da escola é muito grande. Há uma quadra de esportes que é utilizada pelos estudantes. A área invadida fica ao lado dessa quadra. Além disso, há um projeto para a construção de uma escola técnica no local.
PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA
Magda afirma que a preocupação, no momento, é quanto à segurança dos estudantes. A instituição de ensino não está em greve no momento, e as aulas ocorrem normalmente. O colégio fica localizado na Avenida Flores da Cunha, na Vila Luíza, e atende crianças de uma região humilde do município.
A instituição de ensino de Rosário do Sul pertence à 19ª Coordenadoria Regional de Educação (19ª CRE), com sede em Santana do Livramento. A reportagem tentou falar nesta segunda-feira à tarde com a coordenadora, Gislaine Grecelle, mas não conseguiu contato.
A expectativa da prefeitura de Rosário é que a ordem de desocupação seja dada pela Justiça entre esta terça e quarta-feira.
* Com informações da Gazeta de Rosário