chuva na região

200 pessoas continuam fora de casa em Rosário do Sul

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Defesa Civil de Rosário do Sul (Divulgação)
Cerca de 200 pessoas seguem fora de casa em Rosário do Sul

Nesta terça-feira, ainda há famílias fora de casa por conta da cheia do Rio Santa Maria em Rosário do Sul. Na cidade, são pelo menos 150 pessoas desabrigadas (que precisam de alojamento)  desde o fim de semana e cerca de 50 desalojadas (que estão em casa de outras pessoas).  

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Iran Najar, apesar da chuva, o Rio Santa Maria, na manhã desta terça-feira, já tinha seu nível de água mais baixo. Antes, ele chegou a atingir 8 metros acima do nível normal. Na cidade, as pessoas desabrigadas estão no ginásio da Escola Oliveiro Thaddeo. Doações de roupa e comida podem ser levadas ao local.

Santa Maria Sesc Circo anuncia datas e programação totalmente gratuita

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Assessoria de imprensa de São Gabriel (Divulgação)/
Dreno foi feito para eliminar riscos de rompimento de um açude no interior de São Gabriel

Já em São Gabriel, o nível do Rio Vacacaí também está baixando. Nesta terça-feira, conforme a Defesa Civil, estava 2,10 metros acima do nível normal - ele chegou a passar dos 6 metros na semana passada. Na cidade não há mais registro de residências inundadas e nenhuma família está desabrigada. Duas famílias, contudo, estão desalojadas (fora de suas casas, mas abrigadas em outras residências).

ALERTA
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura São Gabriel, um açude que tinha chance de romper, não apresenta mais riscos. O Açude dos Eucaliptos fica localizado a 29 km da cidade, em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Conquista do Caiboaté. Ontem, a Defesa Civil do Estado, Defesa Civil de São Gabriel e os bombeiros foram até ao local, com a ajuda de máquinas realizaram um dreno para evitar o rompimento do açude para que a água não chegasse até duas residências próximas. Com isso, famílias que moram no entorno e foram retiradas estão alojadas em casas de vizinhos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Imagem da Mãe Medianeira é celebrada em paróquias Anterior

Imagem da Mãe Medianeira é celebrada em paróquias

Próximo

Em 10 anos, Fatec encolhe em número de projetos e em valores

Geral