100 Anos imprimindo memórias e histórias

House

100 Anos imprimindo memórias e histórias

Padre Rafael Iop fundador e idealizador

Sobreviver às mudanças tecnológicas e às crises econômicas ao longo dos anos é uma tarefa difícil que merece ser reconhecida e comemorada. Em 23 de abril deste ano, a Gráfica Pallotti de Santa Maria completa 100 anos de existência. Pelo parque gráfico, um dos maiores e mais antigos do país, já passaram grandes editoras e foram impressos inúmeros clássicos da literatura, como Dom Casmurro e A Divina Comédia.

A história começa em 1923, no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Vale Vêneto, à época pertencente ao município de Cachoeira do Sul, atualmente distrito de São João do Polêsine. A iniciativa da criação da gráfica foi do padre Rafael Iop, um sacerdote empreendedor no seu tempo.

Dentre suas ideias visionárias, está a implantação de uma revista missionária, que pudesse informar e formar os fiéis, segundo o carisma de São Vicente Pallotti. Entretanto, para imprimi-la, precisava de maquinário. Foi em Restinga Sêca que o padre descobriu uma tipografia pequena e simples, que se resumia a uma caixa com 15kg de tipos, formas e uma prensa manual. Decidiu comprá-la. Instalou-a em Vale Vêneto e começou a produzir folhetos, entregues nas missas dominicais.

A partir desses folhetos nasceu a revista Regina Apostolorum (hoje, Revista Rainha dos Apóstolos, que também completa o centenário) e, com ela, a Gráfica Pallotti.

A gráfica funcionou por aproximadamente 10 anos em Vale Vêneto, administrada por Rafael Iop e um grupo de seminaristas. Em 1934, a pequena tipografia foi transferida para Santa Maria e incorporada ao Complexo do Patronato. Desde então, a Gráfica Pallotti atua no mesmo endereço.

Com a gráfica já instalada no Complexo Pallotti. A confecção das edições consistiam num processo manual. Os seminaristas ajudavam nas finalizações das pequenas edições.

EVOLUÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A história da Gráfica Pallotti está profundamente vinculada à própria evolução da impressão. Nestes 100 anos de existência, a empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento tecnológico. Muitas máquinas para impressão e acabamentos foram sendo adquiridas e substituídas a fim de qualificar os trabalhos executados. Mas foi a década de 60 a mais marcante para a Pallotti, quando surge a era da impressão offset.

Aos poucos a tipografia foi dando espaço a este novo modo de produção e o chão de fábrica, antes ocupado por vários balcões e gavetas com tipos, componedores, bandejas de montagem e ramas, agora começa a receber máquinas de maior porte e um novo layout se desenha para esse advento da impressão.

UMA DAS MAIORES GRÁFICAS DO BRASIL

Parte do parque gráfico atual (impressora XL 105,8 cores da Heildelberg) que conta com mais de 6.000m2

A Gráfica Pallotti chega ao centenário, com um parque gráfico de aproximadamente 6.000m², equipado com um conjunto de máquinas e tecnologias adequadas ao seu perfil editorial, que perpassam todos os setores, da recepção à expedição, visando sempre corresponder às exigências do mercado gráfico nacional. Esta estrutura, especializada na linha editorial, permite produzir, além de livros, também revistas, catálogos, apostilas, entre outros tantos impressos.

A capacidade média produtiva é de 340 mil livros por mês, equivalente a 4 milhões de livros por ano. A gráfica atende editoras renomadas de todo o país, principalmente Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados até mais longínquos do norte, nordeste e centro-oeste, além de universidades, escolas, cursos pré vestibulares, empresas, autores independentes, clubes de leitura e outras instituições de diversos segmentos de todo o Brasil. Atualmente, a gráfica conta com um quadro funcional de mais de 100 colaboradores.

MISSÃO

Desde 1923, a Gráfica Pallotti prima pela qualidade do que produz. Acima de tudo, a empresa busca proporcionar a melhor experiência gráfica aos seus clientes. A empresa acredita, principalmente, no desenvolvimento das pessoas. É por isso que a Pallotti investe constantemente em tecnologia e na capacitação do seu quadro de colaboradores, visando uma forma humana e inteligente de trabalho.

A equipe atual da Gráfica Pallotti , formada por mais de 100 colaboradores, produz cerca de 4 milhões de livros por ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Centro de Santa Maria tem alterações no trânsito em diferentes trechos Anterior

Centro de Santa Maria tem alterações no trânsito em diferentes trechos

Centro de Santa Maria tem alterações no trânsito em diferentes trechos Próximo

Centro de Santa Maria tem alterações no trânsito em diferentes trechos

Geral