Às 7h desta segunda-feira, cerca de 200 pessoas retornaram às margens do Rio Jacuí, em Restinga Seca, para a retomada das buscas a Rafael Carvalho, 15 anos. O adolescente está desaparecido desde a tarde da última sexta-feira, quando participava de um rito de batizado evangélico na beira do rio.
Leia também
:: Familiares se juntam a bombeiros na busca por jovem que sumiu durante batismo no Jacuí
:: "Ele não queria ser batizado", diz pai de adolescente que desapareceu no Rio Jacuí
:: Buscas ao adolescente desaparecido no Rio Jacuí nas profundezas estão descartadas
Conforme a delegada de Restinga Seca, Elizabete Shimomura, a comoção em torno do caso é muito grande e a prioridade da família é encontrar o adolescente:
_ Estamos acompanhando as buscas e vamos procurar um familiar para que a ocorrência seja registrada e para que possamos a ouvir as testemunhas _ declara a delegada.
Por volta das 11h, o inquérito já havia sido instaurado. O primeiro a prestar depoimento à Polícia Civil foi é Ildemar Carvalho, pai de Rafael.
Em entrevista ao Diário, o coveiro contou que falou por telefone, nesta manhã, com o pastor da Igreja Casa do Senhor. O religioso teria dito a Carvalho que não tem acompanhado as buscas ao adolescente porque está com medo:
_ Ele disse que não está se sentido bem e que tem medo que façam alguma bobagem com ele, porque o pessoal está muito revoltado com a situação _ conta.
O missionário, que realizou o batismo na tarde de sexta-feira, também não acompanha as buscas.
Sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros, que entra no quarto dia, o pai do adolescente pede em oração que termine logo:
_ O desespero é grande, a tristeza é cada vez maior. Não aguento mais olhar para minha mulher e para as pessoas que estão aqui (na beira do rio). Só peço a Deus que ajude a encontrá-lo _ suplica Carvalho.
As buscas por Rafael nas águas do Rio Jacuí foram retomadas às 8h30min. Três bombeiros mergulhadores de Santa Maria participam dos trabalhos. Familiares e amigos acompanham a operação.
Colegas de Rafael, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete Setembro não tiveram aula nesta segunda-feira. Os amigos fizeram faixas com dizeres de saudade ao adolescente.