“Todas pessoas que fizeram isso serão encontradas e punidas”, diz Lula ao decretar intervenção federal

Mirella Joels

“Todas pessoas que fizeram isso serão encontradas e punidas”, diz Lula ao decretar intervenção federal

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula estava em Araraquara, no interior de São Paulo, para analisar os danos causados pela chuva quando soube, pela televisão, sobre a invasão e destruição das sedes dos Três Poderes em Brasília. Bolsonaristas vandalizaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Perto das 18h deste domingo (8), Lula realizou uma coletiva de imprensa diretamente de Araraquara para decretar intervenção federal no Distrito Federal, com policiais federais e civis, até o final do mês.No discurso, o presidente falou sobre o secretário de Segurança ter sido conivente com a situação e disse que vai buscar os responsáveis:

– Invadiram a sede do Governo, do Congresso Nacional, invadiram a Suprema Corte como verdadeiros vândalos, destruindo o que encontraram pela frente. Nós achamos que houve falta de segurança. […] Todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas.

Além disso, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e secretário de Segurança do Distrito Federal foi exonerado do cargo pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Durante o pronunciamento à impressa, o presidente nomeou Ricardo Garcia Cappelli como novo responsável pela segurança pública na capital. Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, braço direito do ministro Flávio Dino.

Entenda o que significa o decreto de intervenção federal

Previsto pela Constituição de 1988 em situações nas quais há, por exemplo, “grave comprometimento de ordem pública”, o decreto de intervenção federal faz com que os órgãos de segurança pública do Distrito Federal fiquem sob responsabilidade do secretário executivo do Ministério da Justiça Ricardo Garcia Cappelli, com subordinação a Lula.

Leia documento na íntegra:

Fotos: Reprodução

VÍDEOS: manifestantes enfrentam polícia, quebram vidros e invadem Congresso, Planalto e STF

“Invadiram com condescendência das autoridades”, diz Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem morre afogado durante confraternização em Júlio de Castilhos

Próximo

Cinco veículos se envolvem em acidente na RSC-287, em Santa Cruz do Sul

Geral