Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura de Santa Maria/ Divulgação)
Durante agenda com o governador Eduardo Leite (PSDB), na tarde desta terça-feira (24), o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e o vice, Rodrigo Decimo (União Brasil), tiveram a confirmação de que a Brigada Militar bateu o martelo e vai instalar um novo Batalhão de Aviação em Santa Maria.
– Havia intenção de levar esse batalhão para Pelotas. Mas foi uma decisão técnica, pela localização estratégica de Santa Maria. Mas não tem data para isso ocorrer. Agora, tem de ver a questão de montar o batalhão em Santa Maria, a logística no local e conseguir um helicóptero. Não sei se será comprado um novo para Santa Maria ou se vai ir o de Porto Alegre para Santa Maria. Mas o mais importante é que foi tomada a decisão – disse Pozzobom, ao Diário, no final da tarde desta terça.
Os helicópteros da Brigada Militar prestam apoio em operações de segurança. Nesse caso, além de atender Santa Maria, a aeronave seria utilizada em outras regiões do Estado, como a Fronteira Oeste.
– Na queda da ponte do Jacuí, só salvaram pessoas porque o helicóptero estava perto. Imagina se estivesse em Pelotas, até vir para cá, quanto tempo iria demorar – diz Pozzobom.
Festa da calourada
O prefeito teve reunião também com o comando da Brigada Militar e disse que existem tratativas avançadas para que a BM reforce a segurança da festa da calourada, na Gare, a partir de 20 de março. Além de mais policiais militares, deve ser usado o caminhão com câmeras e videomonitoramento, além de reforço de policiais civis e servidores da Susepe.
– Será avaliada até a possibilidade de o helicóptero da Brigada ficar na Gare antes da festa e, depois, sobrevoar a cidade durante a noite durante a calourada – disse Pozzobom.
Memorial da Kiss
No encontro, Pozzobom e Decimo apresentaram a Leite o projeto do Memorial da boate Kiss.
– Levamos o projeto para o governador conhecer. Ele vai dar apoio integral ao projeto e vai ver como nos ajudar a buscar recursos – disse o prefeito.
Voo a Congonhas
Pozzobom também pediu apoio do governador para intervir na questão da aviação regional. O prefeito criticou o fato de que a Gol Linhas Aéreas começou o voo direto de Congonhas a Santa Maria, em 1º de novembro passado, mas agora no verão, mudou a rota, com o avião indo de São Paulo a Uruguaiana, para depois chegar a Santa Maria, o que aumentou a viagem em duas horas. A ida de Santa Maria a São Paulo continua direta. A Gol diz que essa mudança deve se manter, pelo menos, até 25 de março, quando os voos poderiam voltar a ser diretos.