Beto Albert
Em momentos importantes da vida, a ansiedade e o nervosismo são comuns. O fato é confirmado cientificamente, como apontam especialistas. E às vésperas das provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ocorrem neste sábado e domingo, não é diferente.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sentimentos de preocupação ou pensamentos acelerados são considerados pela psicologia como eventos estressores, e portanto comuns perto de um novo acontecimento. É o que explica a psicóloga do Totem Vestibulares, Bárbara Silva. Por isso, o primeiro passo para manter o equilibro das emoções – fundamental para a aprovação – é aceitar o que se sente.
– A ansiedade é uma emoção. Ela tem uma função e quer nos dizer algo. São emoções que temos no nosso DNA e não podemos evitar completamente.
Conforme Bárbara, é frequente o chamado paradoxo da supressão. Ou seja, quanto mais se tenta não ficar ansioso, mais ansioso se fica. É uma ação que leva ao contrário do que se quer ou almeja. Tal situação pode, inclusive, causar reações físicas, como suor, tensão muscular, calor ou calafrios.
Mas é possível, até mesmo para quem é mais vulnerável às sensações, controlar a emoção e não deixá-la impactar na fluidez da resolução das questões.
Preparação emocional começa dias antes
Controlar a ansiedade na véspera pode ser desafiador e, por isso, a chave do equilíbrio é organização. Planejar a semana anterior às provas e o próprio dia da avaliação para que estes sejam tranquilos e sem intercorrências que causem estresse.
Para o período pré-vestibular, a dica da psicóloga é olhar atentamente para a saúde e manter a rotina de exercícios físicos, alimentação balanceada e foco especial no descanso e na manutenção de boas horas de sono.
– Estar descansado é essencial para o desempenho. Eu sempre recomendo cuidar o uso excessivo do celular e das redes sociais, que atrapalham o sono, a concentração e a memória – orienta Bárbara.
Outra dica é fazer uma reavaliação cognitiva: uma lista de tudo o que estudou ou fez no ano de preparação. O documento vai servir como base para estimular a autoconfiança e a determinação:
– É normal que a gente duvide das nossas capacidades. Você não desistiu quando tinha desafios, então faça a lista e leia todos os dias. Para reforçar para você mesmo o quanto você é capaz.
O tão esperado dia
Chegado o sábado e domingo, começa a maratona. A recomendação é sair cedo de casa, com garantia de tempo para deslocamento tranquilo e sem atrasos, que podem ser um gatilho para a ansiedade.
Para o dia, também vale reforçar os pensamentos positivos e se alimentar de forma leve antes da prova, além de atentar para a hidratação antes, durante e após a sabatina.
A dica de ouro da psicóloga é usar a técnica de relaxamento conhecida como "4x7x8". Ela pode ser aplicada até mesmo dentro da sala. O procedimento consiste em inspirar por quatro segundos, segurar o ar por sete e expirar, lentamente, por oito segundos. O exercício servirá, além disso, como um momento de refúgio e controle das emoções a qualquer hora.
A particularidade do Vestibular da UFSM é ter, diferentemente do Enem, dois dias seguidos de prova, o que exige além do preparo físico, o psicológico. Para isso, a orientação da pofissional é evitar o auto-julgamento e comparações com colegas. O ideal também é evitar corrigir a primeira prova e manter o foco nas demais que estão por vir.
Resumo de dicas para se manter relaxado:
- Exercício de respiração
- Manter autoconfiança nos conteúdos estudados
- Ter pensamentos positivos
- Manter boa alimentação, hidratação e rotina de sono, especialmente na noite anterior a prova
- Organizar com antecedência os documentos e materiais necessários para a realização da prova
- Planejar um roteiro de deslocamento ao local da prova
- Sair de casa com tempo para evitar atrasos