Interditada há dois anos, escola no distrito de Palma tem projeto para reconstrução

Interditada há dois anos, escola no distrito de Palma tem projeto para reconstrução

Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

A ​Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Major Tancredo Penna de Moraes deve ser reconstruída do zero. A unidade educacional, que atende a comunidade do distrito de Palma, em Santa Maria, está interditada há cerca de dois anos devido a rachaduras nas paredes e pelo risco de o piso ceder. Conforme a prefeitura, o projeto está em elaboração e será no modelo de escolas rurais em tempo integral. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Desde 2020, durante a pandemia da Covid-19, os responsáveis pela escola pedem melhorias. Com o tempo, a situação foi se agravando, até que o refeitório, duas salas de aulas, de educação infantil e a dos professores ficaram em estado crítico, com impossibilidade de seguir as atividades. Após avaliação técnica pela prefeitura, a estrutura existente há 50 anos deve ser reconstruída no mesmo terreno. 

Escola rural em tempo integral 

O projeto para a construção da nova escola está em elaboração e será no modelo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para escolas rurais em tempo integral. Serão nove salas, auditório, refeitório e quadra coberta. 

O projeto já está solicitado no Plano de Ações Articuladas (PAR) para captação de recursos. Mas há uma negociação pendente antes de avançar. A prefeitura indica que existe uma questão a ser resolvida sobre o terreno por causa da duplicação da RSC-287. Eles complementam que isso já está sendo viabilizado.

Não foi informado um prazo estimado para início das obras e retorno dos alunos à unidade. 

Modelo de ensino 

A proposta aumenta o tempo do aluno no espaço escolar para aprimorar dimensões intelectuais, físicas, emocionais, sociais e culturais. Com isso, além de terem matemática, português, história, por exemplo, são ofertadas outras disciplinas e projetos. Em geral, as escolas rurais em tempo integral têm especificidades. 

Ainda não foi detalhado como funcionará o modelo de ensino na escola. Mas levando em consideração outras instituições do campo em tempo integral de Santa Maria, os projetos interdisciplinares podem trazer agricultura familiar, identidade sociocultural, enfrentamento de desafios, inovação e cultura de paz. 

Os problemas na escola

A escola foi interditada pois sua estrutura apresentou problemas que comprometiam o bem estar da comunidade. Na época, os alunos tiveram aula em um salão paroquial da comunidade Santa Terezinha. Três meses depois, receberam novo espaço, às margens da RSC-287. O edifício foi alugado, com investimento de R$ 58 mil mensais pela prefeitura. Eles seguem no local até que a nova estrutura esteja pronta.

Acontecimentos

  • Construída há 50 anos
  • Na pandemia em 2020 já precisava de melhorias
  • Em 2022, vistoria técnica da prefeitura confirmou necessidade de reforma
  • Em fevereiro de 2023, com risco à segurança, foi interditada 
  • Alunos tiveram aula no Salão Paroquial Santa Terezinha, 4 km da escola. Maio de 2023, aulas passaram a ser num local alugado, às margens da RSC-287
  • Estudo entre fazer reforma ou reconstruir escola 
  • Decisão por nova escola em tempo integral
  • Projeto já está solicitado no Plano de Ações Articuladas (PAR)
  • Prefeitura precisa resolver: terreno, por causa da duplicação da RSC-287

Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Fies 2025: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico Anterior

Fies 2025: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias Próximo

Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias

Educação