🔒 exclusivo assinantes

Cursos mais procurados no Vestibular da UFSM são os mesmos da última edição da prova

Cursos mais procurados no Vestibular da UFSM são os mesmos da última edição da prova

Foto: Nathália Schneider (arquivo, Diário)

Após o término das inscrições para o Vestibular 2025 e para o Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) divulgou alguns dados referentes aos processos seletivos. O número de inscrições teve um aumento considerável em relação à edição de 2024 e, em 2025, serão 19.167, somando ambos os processos. Quanto aos cursos mais procurados, os dez apontados na última edição seguem para o próximo ano, com algumas mudanças nas colocações. Além disso, a faixa etária dos inscritos segue o padrão esperado para essas provas.

​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Esta será a segunda edição do Vestibular da UFSM desde que o processo retornou à instituição. Anteriormente, o método de ingresso era apenas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os estudantes com base na nota atingida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2025, a forma de entrada será com 30% das vagas para o Vestibular e 70% para o Sisu. A partir de 2026, o sistema adotado será: 40% para o PSS, 30% para o Vestibular e 30% para o Sisu.


Os cursos mais procurados

Com relação aos dez cursos mais procurados, não houve muitas mudanças em relação à lista de 2024. Medicina segue na liderança, mas teve um aumento de inscritos que supera os 1 mil candidatos. Neste ano eram 4.071, enquanto em 2025 serão 5.521.

O restante do top-5 segue intacto, mas conta com um aumento no número de inscrições. Nas posições seguintes chama a atenção a queda do curso de Fisioterapia, de sexto para nono lugar, e a crescente de Ciência da Computação, que era 10º lugar em 2024 e está em sétimo para a lista de 2025. O curso de Enfermagem, que também estava na 10ª neste ano, não consta no ranking do próximo ano.

Vale destacar que todos os cursos que constam entre os mais disputados são para o campus sede, em Santa Maria.


Aumento no número de inscritos

Para a edição de 2025, o aumento nas inscrições já era esperado, principalmente por ser o primeiro ano da realização do Processo Seletivo Seriado referente aos alunos do segundo ano do ensino médio. De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, o PSS tem 6.593 inscritos, sendo 4.316 estudantes do primeiro ano e 2.277 do segundo. Já no Vestibular, o aumento foi de 22%, com 12.574 candidatos para 2025.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, Tybusch avaliou o crescimento no número de inscrições como positivo e atribuiu os dados à divulgação realizada pela universidade.

– Para nós é um crescimento muito significativo em um intervalo de apenas um ano. Esse crescimento se deve a um trabalho de divulgação mais forte. Nós iniciamos a abertura do edital do Vestibular e do Processo Seriado, além de outros processos da UFSM, já no início do mês de setembro. Então, nós tivemos um período de três meses para divulgação – ressaltou Jerônimo Tybusch.

Além da divulgação realizada em meios de comunicação, o pró-reitor destacou as visitas a escolas da cidade e da região, a aproximação com a educação básica por meio de projetos da UFSM e a realização do Descubra como fatores fundamentais para o aumento no número de inscrições.

– Em Santa Maria, nós temos a consolidação da marca UFSM. Mas mesmo assim, nós temos por padrão, desde 2010, uma redução significativa na procura pela educação superior. Então, isso faz com que tenhamos de fazer novos movimentos e movimentos que passam pela área da comunicação, sendo discutidos e bem trabalhados – explicou.


A faixa etária dos candidatos

Entre os inscritos para o Vestibular, 12.274 estarão disputando vagas em cursos do campus sede, em Santa Maria. Desse público, 73,3% (8.996) tem idade entre 18 e 24 anos. Os menores de 18 anos representam 17,45% (2.143). Na sequência estão os que têm entre 25 e 34 anos, com 6,5% (796), entre 35 e 44 anos, com 1,7% (208), entre 45 e 59 anos, com 0,86% (109), e 60 anos ou mais, com 0,17% (22).

Outros 123 candidatos estão inscritos para vagas no campus de Palmeira das Missões, que tem como maior público os jovens entre 18 e 24 anos, totalizando 67% (83). Em Frederico Westphalen, o número é de 106 inscritos e a mesma faixa etária representa 61% (65). Já em Cachoeira do Sul, são 71 no total, mas 57,8% (41) representam o público entre 18 e 24 anos.

Já no Processo Seletivo Seriado, 98,4% (6.489) dos estudantes tem menos de 18 anos.


As provas

A primeira prova do Vestibular será realizada na tarde do dia 11 de janeiro, junto da avaliação do PSS1. Na manhã do dia 12, ocorre a aplicação da segunda avaliação do Vestibular, assim como o PSS2. Por fim, no período da tarde, apenas a terceira prova do vestibular será aplicada, junto da redação.

Quanto ao número de vagas, são 1.903 ofertadas pelo Vestibular nos quatro campi, sendo 114 para os cursos lotados no campus de Cachoeira do Sul, 120 vagas para os cursos do campus de Frederico Westphalen, 133 para o campus de Palmeira das Missões, e 1.536 vagas para os cursos do campus sede, em Santa Maria.

As aplicações do Vestibular serão realizadas nos quatro campi da UFSM, além das capitais Florianópolis e Curitiba. Os inscritos no PSS também terão essas opções, além de Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana e Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

UFSM contará com três novos cursos de mestrado em 2025 Anterior

UFSM contará com três novos cursos de mestrado em 2025

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira Próximo

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Educação