UFSM contará com três novos cursos de mestrado em 2025

UFSM contará com três novos cursos de mestrado em 2025

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

Três Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vão contar com novos cursos de mestrado a partir do próximo ano. As novas opções foram aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com ingresso em 2025.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As inscrições para os cursos estarão abertas de 5 a 18 de fevereiro, com previsão de começo das aulas em abril e maio de 2025. O ingresso fará parte da segunda janela do Processo Seletivo, disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.


Artes da Cena
O curso de mestrado em Artes da Cena, inicialmente, oferecerá nove vagas em duas linhas de pesquisa: “Poéticas da diferença e Processos de subjetivação nas Artes da Cena” e “Processos de criação e Estudos da Cena”. Ambas com foco nas áreas de teatro, dança, performance e afins.

 
– O objetivo do curso é desenvolver e consolidar pesquisas na área de Artes da Cena, ao articular as dimensões da prática e da teoria de forma reflexiva, privilegiar a conexão de regiões descentralizadas e suas especificidades, e a produção de conhecimento na área de Artes da Cena em âmbito nacional e internacional. O curso visa formar recursos humanos com amplo domínio de seu campo de saber para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de outras atividades profissionais das Artes da Cena, observando os aspectos éticos inerentes a estas atividades – explica o coordenador do curso, Daniel Reis Plá.

 
A criação do mestrado em Artes da Cena tem origem a partir de um histórico de quase 40 anos de desenvolvimento das artes cênicas no Centro de Artes e Letras. O precurso foi o curso de licenciatura em Educação Artística e, atualmente, abrange os cursos de licenciatura em Teatro, bacharelado em Artes Cênicas, bacharelado e licenciatura em Dança.


Saúde Coletiva
O curso de mestrado em Saúde Coletiva oferecerá 12 vagas em três linhas de pesquisa: “Ciências Sociais e Humanas em Saúde”; “Epidemiologia” e “Política, Planejamento e Gestão da Saúde”. Com a proposta de formação especializada no âmbito das Ciências da Saúde, na área de Saúde Coletiva.

 
– As propostas do novo curso incluem qualificar a análise da situação de saúde nos territórios e as políticas públicas na área da saúde. A realidade nos impõe uma mescla entre os conhecimentos da epidemiologia, política, ambiente, planejamento, gestão e ciências sociais em saúde tendo em vista a integralidade do cuidado, a gestão participativa, as práticas cotidianas, a integração ensino-serviço, a educação permanente e a pesquisa de qualidade em saúde. Além disso, a análise de situações e o desenvolvimento de investigações deverá impactar fortemente sobre a qualidade dos serviços, da rede de atenção e da condução da política de saúde na região – destaca a coordenadora, Edi Franciele Ries.

 
O curso ainda pretende fortalecer as instâncias de colaboração intersetorial e o exercício da participação social nas políticas públicas, desenvolver o diálogo interdisciplinar para a interpretação do contexto social onde as políticas públicas se organizam, qualificando quadros profissionais e a própria interface da universidade com outros setores, conforme a coordenadora.

 
O mestrado em Saúde Coletiva ainda se insere no processo da Reforma Sanitária e na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), ao envolver um conjunto de dispositivos sanitários, educacionais e socioculturais com uma formação de recursos humanos com embasamento sólido em Saúde Coletiva, voltada para o trabalho multiprofissional e interdisciplinar, e para o desenvolvimento das redes de atenção de saúde no interior do Estado.


Serviço Social
O curso de mestrado em Serviço Social e Políticas Públicas oferecerá 12 vagas em duas linhas de pesquisa: “Trabalho e Políticas Públicas” e “Serviço Social e Formação Profissional”. Tem como objetivo articular conhecimentos de diferentes saberes de Serviço Social e a outras ciências das políticas públicas, promotoras do desenvolvimento humano e social.

 
– A partir do desenvolvimento de pesquisas focadas na realidade das políticas públicas regionais e nacionais, fundamentadas na contextualização histórica, na interdisciplinaridade e na problematização crítica dos desafios colocados ao cotidiano profissional, pretende-se promover o aprimoramento dessas políticas na direção da humanização do atendimento, da inclusão e do respeito aos direitos de cidadania da população – ressalta o coordenador, Fabio Jardel Gaviraghi.

 
O curso busca construir e difundir conhecimentos na área de Serviço Social e Políticas Públicas, com o compromisso de formar profissionais com análise reflexiva, crítica, propositiva, com capacidade de inovar e contribuir com o desenvolvimento social, ético e sustentável.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

UFSM contará com três novos cursos de mestrado em 2025 Anterior

UFSM contará com três novos cursos de mestrado em 2025

Cursos mais procurados no Vestibular da UFSM são os mesmos da última edição da prova Próximo

Cursos mais procurados no Vestibular da UFSM são os mesmos da última edição da prova

Educação