pesquisa espacial

Santa-mariense assume direção do Inpe em São Paulo

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Um santa-mariense, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), assume a direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) neste ano. Clezio de Nardin é engenheiro eletricista e trabalha no instituto desde 2004 dando aulas, orientando alunos de pós-graduação, atuando em pesquisas e coordenando projetos.

Capes disponibiliza 300 mil vagas em curso online para professores

A indicação para o novo posto foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e, por ser um cargo de confiança do ministério, de Nardin deve seguir na direção, pelo menos, durante o governo Bolsonaro. Segundo o pesquisador, o objetivo para esse período é de aproximar as universidades federais e melhorar a estruturação do programa espacial brasileiro, a fim de torná-lo mais eficiente. 

- Eu quero percorrer todas as universidades federais, conversando com os reitores, me aproximando e levando esse modelo de sucesso que nós temos com relação a federal de Santa Maria para melhorar nossa relação com a comunidade científica e acadêmica - explica de Nardin.  

VÍDEO: ônibus escolar entrega livros para estudantes do interior de Santa Maria

Agora, além das atividades que já desenvolvia no instituto, o novo diretor também começará a gerenciar novas áreas e terá contato direto com as autoridades. Com um currículo composto de diversas experiências nacionais e internacionais, de Nardin está ansioso para o novo desafio:

- Achei que já tinha atingido o topo da minha carreira.

TRAJETÓRIA
De Nardin estudou durante o Ensino Médio no Colégio Técnico Industrial da UFSM (CTISM). Depois, trabalhou por um tempo e, em seguida, foi aprovado no curso de Engenharia Elétrica, também na mesma universidade. De acordo com o diretor, apesar de não ter ficado bem colocado no vestibular, formou-se entre os três melhores da turma. Após a graduação, foi aprovado no mestrado no Inpe e, em seguida, no doutorado também no instituto. Realizou parte do doutoramento em um observatório em Lima, no Peru. Com o título de doutor, foi aprovado, em 2004, para ser professor e pesquisador no Inpe, onde atua até hoje.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Segundo semestre da UFSM começa com a abertura da Jornada Acadêmica Integrada

Próximo

Com adaptações, Colégio Militar recebe alunos para processo seletivo

Educação