pesquisa

Segundo semestre da UFSM começa com a abertura da Jornada Acadêmica Integrada

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

O segundo semestre letivo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começa, nesta segunda-feira, com a abertura da Jornada Acadêmica Integrada (JAI). Nesta 35ª edição, por conta da pandemia da Covid-19, as apresentações, atividades e palestras serão realizadas de forma remota. No total, mais de 3 mil trabalhos serão compartilhados nos eventos e subeventos da jornada.

Mostra Virtual da Universidade Franciscana começa nesta segunda-feira

A palestra de abertura está a cargo de um dos principais nomes brasileiros da ciência atual: o físico, astrônomo e escritor Marcelo Gleiser. Com o tema "Ciência e Espiritualidade: Incompatíveis?", ele discutirá as semelhanças e diferenças entre ciência e religião, em particular de metodologia, e como ambas podem fazer parte da vida de um indivíduo sem conflitos, contanto que os limites e função de cada uma sejam compreendidos. Esta e outras palestras poderão ser acompanhadas pelo YouTube a partir das 9h.

Todos os trabalhos aprovados para a JAI serão apresentados em módulos temáticos, conforme opção do aluno feita no momento da inscrição. O estudante também pode optar entre dois formatos de apresentação: oral e performativa, sendo este último específico para alunos de Música, de Dança e de Artes Cênicas.

Com adaptações, Colégio Militar recebe alunos para processo seletivo

Os trabalhos serão apresentados nas salas virtuais, por videoconferências, na plataforma Google Meet, e exibidas no Youtube. Cada apresentação poderá ter até sete minutos de duração, com mais três minutos para debates. As salas virtuais serão compostas por um coordenador e um avaliador. Os links de acesso para a plataforma serão divulgados juntamente com a programação final.

AULAS
O segundo semestre letivo da UFSM começa oficialmente nesta segunda-feira. Porém, as aulas e atividades presenciais seguem suspensas na instituição até o dia 31 deste mês.  

Ainda em agosto, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou o documento que regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede). Dessa forma, as atividades letivas serão todas desenvolvidas de forma remota durante o segundo semestre.

Conforme o calendário aprovado, o segundo semestre letivo deverá ser concluído em fevereiro de 2021. As aulas que precisam ser recuperadas, principalmente as práticas, serão realizadas no período suplementar, previsto para começar em março. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mostra Virtual da Universidade Franciscana começa nesta segunda-feira

Próximo

Santa-mariense assume direção do Inpe em São Paulo

Educação