Fim da greve: professores da UFSM votam pelo retorno às aulas em 1⁰ de julho

Fim da greve: professores da UFSM votam pelo retorno às aulas em 1⁰ de julho

Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)

Em assembleia nesta quinta-feira (27), os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidiram retomar as atividades em sala de aula na próxima segunda-feira (1⁰). Foram 62 dias de greve na instituição. Em todos os campi da UFSM, foram 32 votos favoráveis, 2 abstenções e 1 voto contrário. Os votantes se reuniram no auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia do campus sede, em Camobi. As outras unidades de ensino participaram por videochamada.

​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A decisão pelo fim da greve ocorreu após a categoria aceitar a proposta feita pelo governo federal. Seria o reajuste zero em 2024, devido às limitações orçamentárias. Para compensar, foi oferecida uma elevação do reajuste linear, até 2026, de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.


A assinatura do termo de acordo para encerrar a greve nacionalmente será nesta quinta, às 17h. O movimento abrangia mais de 60 instituições. 


Avaliação
A diretora da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), Márcia Morschbacher, 38 anos, entende que houve evolução, ainda que as conquistas tenham sido parciais. Ela detalha: 


– Infelizmente não conseguimos o reajuste para este ano, e seguimos com 0% para 2024, mas temos avanços para os próximos anos. Não foi uma negociação fácil, mas tivemos algumas vitórias. A exemplo da recomposição salarial para 2025 e 2026, revisão dos indices dentro da carreira, o fim do ponto eletrônico para os professores da educação básica, técnica e tecnológica. E a vinda de recursos para as universidades via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Calendário acadêmico

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM vota na manhã desta quinta o ajuste do calendário acadêmico para a recuperação das aulas. O atraso foi influenciado tanto pela greve, quanto pelo período de paralisação após as fortes chuvas de maio no Estado.


Na assembleia, o presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, falou sobre a indignação de discutir o calendário antes do retorno dos professores grevistas. 

Uma moção de repúdio a esta decisão da UFSM vai ser entregue a Reitoria.


Assista:



Técnicos
Já os técnicos administrativos em educação da UFSM permanecem paralisados. Na tarde desta quinta, as representações devem se reunir para votar o fim da greve na semana que vem. 


Leia mais


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM abre vagas para professor substituto de graduação Anterior

UFSM abre vagas para professor substituto de graduação

Pré-matrículas para vagas do segundo semestre da rede estadual abrem nesta quinta-feira Próximo

Pré-matrículas para vagas do segundo semestre da rede estadual abrem nesta quinta-feira

Educação