leitura

VÍDEO: ônibus escolar entrega livros para estudantes do interior de Santa Maria

Projeto Livros em Viagem começou na Feira do Livro e pretende beneficiar 5 mil crianças até o final do ano

18.406

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Depois de noticiar o projeto Livros em Viagem, organizado para levar a leitura para as escolas de Santa Maria durante a Feira do Livro, desta vez, a nossa reportagem acompanhou o trajeto feito para que as obras cheguem até a casa dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes. O ônibus escolar saiu da instituição, na RSC-287, em direção ao interior do Distrito de Palma. Nesta leva, 20 alunos receberam as sacolas junto com os livros escolhidos especialmente para elas.

As sacolas, assim como as tarefas escolares da semana, são levadas por um motorista que, antes da pandemia, fazia o transporte das crianças. Ao chegar em cada casa, um dos pais dos alunos já está esperando na beira da estrada. É conferido o nome do estudante e que material será entregue para ele. Depois, o ônibus segue em direção à próxima família. A diretora da escola, Deina Farenzena, aprovou o projeto.

Educadores avaliam se vale a pena voltar a ter aulas presenciais ainda em 2020

- Ler é importante, as crianças precisam. Ler melhora o léxico, o vocabulário, o conhecimento. Muitas das nossas crianças não têm acesso a uma internet de qualidade. Antes, elas tinham acesso aos livros e elas podiam escolher, levavam para casa. Então, levar a leitura em um momento como o de agora, em que as crianças não têm acesso à nossa biblioteca escolar, faz muito bem - conta Deina.


Para as famílias, a entrega dos materiais e das obras tem sido um aliado essencial na educação das crianças durante o período de pandemia. Para muitas, o período é de alfabetização, e a possibilidade de ter contato com novos livros torna o processo mais divertido. Conforme Denise Tolfo, professora e mãe de um aluno da pré-escola, o projeto dá a oportunidade de todas as crianças terem acesso à Feira do Livro, mesmo que ela não tenha acontecido de forma física.

- Muito boa essa ideia. Para as crianças aprenderem a ler fica mais fácil com a gente contando historinha para elas - conta Sandra da Silva e Silva, dona de casa e mãe de duas alunas da escola, do primeiro e sétimo ano.

Jornada Acadêmica virtual da UFSM tem mais de 4 mil trabalhos inscritos

Já a mãe de gêmeas e alunas do primeiro ano, a dona de casa Simone Bassan afirma que as filhas estão aprendendo a ler e, para pegar a prática, agora, estão devorando as obras enviadas pela escola.

- Eu acho bem interessante e educativo para as crianças. A gente busca ler para elas, e as minhas gêmeas já estão lendo - explica Simone.

ITINERANTE
O projeto chamado de Livros em Viagem começou durante a feira deste ano e presenteou 53 escolas centrais, das periferias e rurais de Ensino Fundamental municipais com 20 ecobags. Nas sacolas, cada instituição de ensino envia as obras da própria biblioteca para os estudantes.  

No total, cerca de 5 mil crianças serão beneficiadas até o final deste ano, já que a intenção é que o projeto se estenda por todo o período letivo afetado pela pandemia.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190