Fotos: Nathália Schneider (Diário)
O retorno do vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), marcado para este domingo (9), tem mudado a rotina da cidade. São esperadas mais de 10 mil pessoassomente para as provas, além de familiares que acompanham os vestibulandos. Para dar conta da demanda, tanto a instituição quanto os serviços do município estão preparados para a recepção. A partir de sexta-feira (7), a maioria dos hotéis da cidade estão com as reservas lotadas, enquanto hospedagens da região também têm recebido agendamentos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A mobilidade urbana é uma preocupação antiga, já que os estudantes precisam estar no campus da universidade federal antes do começo da prova, às 8h. Por isso, a Associação dos Transportes Urbanos (ATU) colocou mais linhas de ônibus, que começam os deslocamentos a partir das 5h. Os portões de acesso à instituição também estarão abertos a partir deste horário. Com as provas em dois turnos, manhã e tarde, há a preocupação com alimentação. Assim, restaurantes, bares e lanchonetes de Camobi estão se programando para atender o público, especialmente no horário do almoço. Alguns serviços também serão ofertados dentro da universidade.
Mais linhas de ônibus
Para evitar correria, conhecer o local da prova e evitar estresse pré-vestibular, a recomendação da comissão de organização é que o estudante chegue com, pelo menos, uma hora de antecedência no campus da UFSM. Para isso, é preciso ficar atento ao deslocamento e ao trânsito, principalmente no sentido Centro-Camobi. Conforme o diretor da ATU, Edmilson Gabardo, no domingo haverá linhas extras em todos os ônibus em direção à UFSM, incluindo Vale Machado Faixa Velha e Faixa Nova, Praça dos Bombeiros e Tancredo Neves.
- Primeiro horário será às 5h no sentido Centro-UFSM para os fiscais de prova
- Às 6h15min começa o fluxo maior de ônibus, de 10 em 10 minutos saindo do Centro
- O valor da passagem em dinheiro é R$ 4
- Na Avenida Rio Branco, o embarque é na parada em frente ao Sicredi, ao lado da Catedral Metropolitana
- Também sairão mais ônibus da Praça dos Bombeiros e da Tancredo Neves
- As linhas e seus horários podem ser acompanhados no app Urmob ao baixar no celular
Deslocamento via Faixa Velha e Nova
O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, espera que o movimento comece na sexta-feira à noite (7) e vá até domingo (9). Até então, não há previsão de intervenções na cidade mesmo com a possibilidade de maior fluxo de carros no local. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Comando Rodoviário da Brigada Militar estarão atuando nas imediações para controle de trânsito e fluxo de veículos.
Acessos à UFSM
- Principal – Avenida Roraima
- Secundário – Entrada pelo Distrito de Pains – via Faixa Nova, logo após o trevo do Ginásio Dalla Favera com saída no Jardim Botânico e Tambo
Mais serviços
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM abriu edital para que as empresas façam ações controladas durante o Vestibular Extraordinário 2023 no campus sede. Nove empresas participam, entregando brindes promocionais, lanches e oferta de café:
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul
- Colégio Totem Santa Maria (Parceiros: Diário de Santa Maria e Rádio CDN)
- Diário (Parceiros: Totem Vestibulares e Ximango)
- Doctor Pré-vestibular
- Fleming Medicina
- Okay Café
- Rádio Atlântida (Parceiros: Riachuelo pré-vestibular, Beltrame Supermercados, Sicredi, Imobiliária Gallina, CFC Viacentro e Itaimbé Nissan)
- Riachuelo Pré-vestibular Parceiros: Sicredi, Imobiliária Gallina, CFC Viacentro e Itaimbé Nissan)
- Totem Vestibulares
Restaurantes, bares e lanchonetes preparados
Com o intenso movimento em Camobi durante todo o domingo, restaurantes, padarias, lanchonetes e bares se preparam para atender a demanda. A reportagem esteve em alguns estabelecimentos na RSC-287, a Faixa Nova, para acompanhar os preparativos para o dia da prova. Em quatro consultados, três irão abrir, sendo dois, com horário programado para atender especificamente no horário de almoço.
Daniel Dalla Porta, 36 anos, proprietário do Gulosão, unidade de Camobi, está preparando seu negócio para o próximo domingo há dois meses. O cardápio foi pensado para agilizar o trabalho.
– Nós teremos a la minuta e um cardápio reduzido para o dia de domingo, isto ajudará que a cozinha seja mais ágil e libere o mais rápido possível o pessoal. Esperamos casa cheia, com cerca de 150 pessoas – detalha Dalla Porta.
O grande movimento também é previsto no Restaurante e Grill, localizado na Faixa Nova. Isadora Camargo, 22 anos, gerente do estabelecimento, explica que eles estão acostumados a receber grupos grandes ao mesmo tempo, inclusive em dia de prova do Enem.
– Quando tem prova na UFSM ou excursão, as pessoas vêm aqui almoçar. Já estamos acostumados. O bufê e a localização das mesas já são organizados para que o fluxo das pessoas seja fluido. Acho que é um ponto positivo para nós. O que mais nos complica é o atendimento nas mesas. No dia, vamos colocar mais dois garçons para isto. Imaginamos de 300 a 400 pessoas venham para o almoço. Um público interessante, já que antes estávamos com pouco movimento – explica Isadora.
- Gulosão Rua Adriano Chaves, nº 55, Bairro Camobi) – das 11h às 14h – servirá a la minuta e cardápio de xis reduzido
- Restaurante e Grill (BR-287, nº 7.085 - Bairro Camobi) – das 11h às 14h30min – serviço de buffet com churrasco
- Padaria Felipão (BR-287, 7.680 - Bairro Camobi)– das 8h às 12h e das14h às 20h – serve lanches, salgados e doces
- Porto Bello Lanches – Não abrirá domingo
Hotéis estão praticamente lotados
Com a expectativa de candidatos para o dia de prova no domingo, a organização da rede hoteleira começou bem antes, por volta de maio. Pelo menos foi a realidade no Hotel Chave de Ouro, próximo da rotatória da Universidade Federal de Santa Maria.
No estabelecimento, são 49 quartos, e estes, desde fim de maio, já estavam todos reservados para o dia 8. Há tempos já estão com fila de espera, na descrição de Isabella Vaz, 25 anos, recepcionista do hotel:
– No meu turno, da manhã, devo receber cerca de 20 ligações por dia para as reservas. Como não estamos com quartos disponíveis, acabava indicando para os outros hotéis da cidade, mas eles também estão com lista de espera.
Além dos grupos de vestibulandos e seus familiares da UFSM, a cidade também recebe o fluxo de pessoas da 29ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). Com isto, os hotéis da cidade estão praticamente lotados, assim como em outros municípios da região, como São Pedro do Sul, Itaara, Faxinal do Soturno e Restinga Sêca, que já registram procuras por hospedagens para o final de semana.
Atenção para o dia da prova
Como será a prova
- Início – 8h às 12h – 56 questões nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias
- Tarde – 14h às 18h – 30 questões sobre a área de Linguagens e suas tecnologias e a redação
- As informações sobre o processo seletivo estão no site da instituição, na página do vestibular no endereço da Pró-Reitoria de Graduação.
- Abertura dos portões de manhã –7h
- Abertura dos portões de tarde – 13h
- Fechamento dos portões de manhã – 8h
- Fechamento dos portões de tarde –14h
- Saída da prova de manhã – a partir das 10h
- Término da prova de manhã – 12h
- Saída da prova de tarde – a partir das 16h
- Término da prova de tarde – 18h
- É permitida a saída da sala de prova somente após duas horas do seu início
Locais
- No site da Prograd da UFSM, há a lista de locais em que as provas serão aplicadas nas cidades de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões
- A indicação das salas de aplicação também constam na lista
Orientações importantes do dia da prova
- Esteja no local de realização da prova uma hora antes do seu início
- Leve um documento de identificação original com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta
- A pessoa que comparecer em outro local, diferente daquele indicado para realizar sua prova, NÃO poderá participar
- É permitido se alimentar durante a prova, desde que sejam alimentos fáceis de manusear e que não causem barulho e não incomode as demais pessoas
- As informações constam no Manual do Candidato, na página da Prograd UFSM
Condições especiais no dia da prova
- Por analogia à Lei n.º 13.872, de 17 de setembro de 2019, a lactante tem direito de amamentar seus filhos de até seis meses de idade durante a realização da prova a cada intervalo de duas horas, por até trinta minutos, por filho. Haverá compensação do tempo utilizado para amamentação no tempo de duração da prova para candidatas que manifestarem o seu interesse em exercê-lo.
- Conforme o Decreto Federal Nº 9.508, de 24 de setembro de 2018, a pessoa com deficiência deverá informar, no momento da inscrição, se precisa de atendimento específico no dia da prova.
Estrutura da prova
O processo classificatório será constituído por uma prova com 86 questões de múltipla escolha e uma prova de redação, contemplando habilidades das diferentes áreas da Educação Básica, seguindo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). As provas serão compostas por quatro áreas diferentes, que seguem os moldes do Enem:
- Linguagens: Educação Física, Artes, Línguas, Literatura e Computação e tecnologias digitais, Português
- Ciências Humanas e Sociais: História, Geografia, Sociologia e Filosofia
- Matemática: Matemática, Estatística
- Ciências Naturais: Química, Física e Biologia
- Redação: pode ser solicitado carta aberta ou artigo de opinião
Vagas
São destinadas 30% das vagas para essa modalidade de ingresso na instituição. O restante será destinado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
- Total de vagas – 543
- Campus Sede de Santa Maria – 458 vagas
- Campus UFSM de Cachoeira do Sul – 68 vagas
- Campus UFSM de Palmeira das Missões — 17 vagas
Calendário
- Realização da prova – 9 de julho (manhã e tarde)
- Divulgação do gabarito preliminar e caderno de questões – 10 de julho
- Solicitação de r